Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA INOVADORA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113056
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5952
    "inscrito_id" => 13350
    "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA INOVADORA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"
    "resumo" => "O empreendedorismo tem se tornado uma força crescente em diversas áreas e, atualmente, está sendo considerado como uma nova forma de valorização da profissão de enfermagem, por desenvolver a autonomia. A enfermagem moderna está integrando aspectos de gestão, inovação e negócios, buscando enfrentar os desafios contemporâneos. Empreender na enfermagem envolve a criação e gestão de negócios voltados para a saúde, tais como clínicas de atendimento à saúde, consultoria, treinamentos, assistência domiciliar, tele-atendimentos, representação de produtos e equipamentos, enfermagem esportiva, cirurgia robótica, dentre outras. Partindo dessas considerações, um grupo de professores de um curso de graduação em enfermagem propôs uma atividade de elaboração de um plano de negócios para os alunos do 1º ao 8º semestres, como ferramenta de ensino e aprendizagem. Um plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a estrutura, o funcionamento e a viabilidade de um novo empreendimento. Demanda atividade de pesquisa teórica e de mercado, desenvolvendo habilidades como visão estratégica, análise crítica, planejamento financeiro, comunicação, criatividade e resolução de problemas. Os estudantes realizaram a atividade em duplas sob a orientação de um docente, que atuou como facilitador da estratégia mediante a indicação de referencias, colaborando com idéias e incentivando à reflexão crítica. Foram elaborados cerca de 250 planos nas mais diversas áreas e apresentados para comissões de professores, que avaliaram o conteúdo e alcance de todos os itens do modelo proposto: análises de mercado, estratégias de marketing, projeções financeiras, planejamento operacional e avaliação de riscos. A elaboração de planos de negócios como estratégia educativa foi considerada viável e obteve o engajamento dos alunos, que se sentiram motivados a enfrentar os desafios do mercado de para inovar e liderar no setor de saúde. A orientação competente e engajada dos professores foi fundamental para o sucesso dessa metodologia, transformando estudantes em profissionais capacitados e inovadores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13350_TB5952_23052024230502.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA MARIA DANTAS GUERRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA GUERRA"
    "autor_email" => "edna.guerra@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113056
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5952
    "inscrito_id" => 13350
    "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA INOVADORA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"
    "resumo" => "O empreendedorismo tem se tornado uma força crescente em diversas áreas e, atualmente, está sendo considerado como uma nova forma de valorização da profissão de enfermagem, por desenvolver a autonomia. A enfermagem moderna está integrando aspectos de gestão, inovação e negócios, buscando enfrentar os desafios contemporâneos. Empreender na enfermagem envolve a criação e gestão de negócios voltados para a saúde, tais como clínicas de atendimento à saúde, consultoria, treinamentos, assistência domiciliar, tele-atendimentos, representação de produtos e equipamentos, enfermagem esportiva, cirurgia robótica, dentre outras. Partindo dessas considerações, um grupo de professores de um curso de graduação em enfermagem propôs uma atividade de elaboração de um plano de negócios para os alunos do 1º ao 8º semestres, como ferramenta de ensino e aprendizagem. Um plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a estrutura, o funcionamento e a viabilidade de um novo empreendimento. Demanda atividade de pesquisa teórica e de mercado, desenvolvendo habilidades como visão estratégica, análise crítica, planejamento financeiro, comunicação, criatividade e resolução de problemas. Os estudantes realizaram a atividade em duplas sob a orientação de um docente, que atuou como facilitador da estratégia mediante a indicação de referencias, colaborando com idéias e incentivando à reflexão crítica. Foram elaborados cerca de 250 planos nas mais diversas áreas e apresentados para comissões de professores, que avaliaram o conteúdo e alcance de todos os itens do modelo proposto: análises de mercado, estratégias de marketing, projeções financeiras, planejamento operacional e avaliação de riscos. A elaboração de planos de negócios como estratégia educativa foi considerada viável e obteve o engajamento dos alunos, que se sentiram motivados a enfrentar os desafios do mercado de para inovar e liderar no setor de saúde. A orientação competente e engajada dos professores foi fundamental para o sucesso dessa metodologia, transformando estudantes em profissionais capacitados e inovadores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13350_TB5952_23052024230502.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA MARIA DANTAS GUERRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA GUERRA"
    "autor_email" => "edna.guerra@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O empreendedorismo tem se tornado uma força crescente em diversas áreas e, atualmente, está sendo considerado como uma nova forma de valorização da profissão de enfermagem, por desenvolver a autonomia. A enfermagem moderna está integrando aspectos de gestão, inovação e negócios, buscando enfrentar os desafios contemporâneos. Empreender na enfermagem envolve a criação e gestão de negócios voltados para a saúde, tais como clínicas de atendimento à saúde, consultoria, treinamentos, assistência domiciliar, tele-atendimentos, representação de produtos e equipamentos, enfermagem esportiva, cirurgia robótica, dentre outras. Partindo dessas considerações, um grupo de professores de um curso de graduação em enfermagem propôs uma atividade de elaboração de um plano de negócios para os alunos do 1º ao 8º semestres, como ferramenta de ensino e aprendizagem. Um plano de negócios é um documento que descreve detalhadamente a estrutura, o funcionamento e a viabilidade de um novo empreendimento. Demanda atividade de pesquisa teórica e de mercado, desenvolvendo habilidades como visão estratégica, análise crítica, planejamento financeiro, comunicação, criatividade e resolução de problemas. Os estudantes realizaram a atividade em duplas sob a orientação de um docente, que atuou como facilitador da estratégia mediante a indicação de referencias, colaborando com idéias e incentivando à reflexão crítica. Foram elaborados cerca de 250 planos nas mais diversas áreas e apresentados para comissões de professores, que avaliaram o conteúdo e alcance de todos os itens do modelo proposto: análises de mercado, estratégias de marketing, projeções financeiras, planejamento operacional e avaliação de riscos. A elaboração de planos de negócios como estratégia educativa foi considerada viável e obteve o engajamento dos alunos, que se sentiram motivados a enfrentar os desafios do mercado de para inovar e liderar no setor de saúde. A orientação competente e engajada dos professores foi fundamental para o sucesso dessa metodologia, transformando estudantes em profissionais capacitados e inovadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.