A avaliação na Educação Infantil é uma ação pedagógica necessária e fundamental, pois possibilita ao professor observar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Este trabalho apresenta um estudo de como é visto o processo de avaliação na Educação Infantil. Tem como objetivo geral analisar como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil e como objetivos específicos: verificar os mecanismos eficazes no processo de avaliação e conhecer os instrumentos de avaliação utilizados pelo o professor na Educação Infantil. A metodologia utilizadas foi à investigação de natureza qualitativa, de cunho descritiva, de caráter bibliográfico. Utilizou-se a pesquisa de campo através de observações e da aplicação de um questionário estruturado distribuídos entre os participantes da pesquisa. Foi realizado em uma escola municipal de Teresina-PI. Os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras. Quanto ao resultado da pesquisa, observou-se que a finalidade básica da avaliação na Educação Infantil é para uma melhor intervenção do professor(a) e este tomar decisões educativas, a fim de observar a evolução e o progresso da criança.