EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO GARANTIR A VISIBILIDADE E CONSERVAÇÃO DA INFÂNCIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES?
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A pesquisa destaca o reconhecimento da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica no Brasil após a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, contrastando com os preconceitos históricos enfrentados, especialmente em relação às creches associadas às necessidades das mães trabalhadoras durante a Revolução Industrial. Utilizando o referencial teórico da Sociologia da Infância, fundamentado nos estudos de William Corsaro e na pedagogia da escuta de Loris Malaguzzi, o estudo enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que considerem a singularidade de cada criança. Isso inclui uma abordagem que promova uma infância brincante e interativa, respeitando suas diferenças individuais. Os objetivos específicos da pesquisa são analisar a concepção atual dos professores sobre a infância nas escolas, investigar o impacto da desigualdade social nas crianças da Educação Infantil e identificar práticas pedagógicas que levem em conta a diversidade de experiências infantis. 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