A INSERÇÃO INTERCULTURAL ENTRE CRIANÇAS E JOVENS IMIGRANTES EM CONTEXTOS ESCOLARES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113223 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6225 "inscrito_id" => 8226 "titulo" => "A INSERÇÃO INTERCULTURAL ENTRE CRIANÇAS E JOVENS IMIGRANTES EM CONTEXTOS ESCOLARES" "resumo" => "A migração é um fenômeno global que impacta profundamente a sociedade e o sistema educacional, essa pesquisa busca entender como as crianças e jovens imigrantes enfrentam esses desafios em busca de oportunidades para uma educação inclusiva e de qualidade. É urgente a adaptação dos sistemas educacionais para atender às necessidades específicas destes grupos, promovendo equidade no acesso à educação e integração bem-sucedida dos imigrantes iremos buscar soluções para preparar os educadores para lidar com a diversidade e os traumas associados às migrações, investigando como o sistema pode ser adaptado para garantir o direito à educação e implementar efetivamente a abordagem intercultural para enriquecer a experiência educacional e preparar os alunos para a cidadania global. Outro aspecto que reforça a necessidade desta pesquisa é o imperativo da educação intercultural, conforme proposto por Neves (2018). No contexto atual, marcado por intensos fluxos migratórios e urbanização crescente, é vital promover a convivência respeitosa entre estudantes de diferentes culturas e possibilitar a aprendizagem mútua. A pesquisa busca, assim, avaliar como as escolas estão implementando essa abordagem intercultural e como isso impacta a integração dos estudantes imigrantes no contexto escolar. A convivência de múltiplas culturas no ambiente escolar, como abordado por Freitas (2012), é um desafio contemporâneo que demanda uma análise aprofundada. O multiculturalismo, embora seja uma oportunidade para enriquecer a educação, apresenta dificuldades na prática, conforme apontado pelo autor. Portanto, esta pesquisa busca contribuir para a compreensão de como as escolas estão lidando com essa convivência multicultural e quais são os desafios envolvidos para promoção da interculturalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8226_TB6225_07062024111740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANDA SOARES TORRES" "autor_nome_curto" => "Gilvanda Soares" "autor_email" => "gilvandasoares50@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113223 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6225 "inscrito_id" => 8226 "titulo" => "A INSERÇÃO INTERCULTURAL ENTRE CRIANÇAS E JOVENS IMIGRANTES EM CONTEXTOS ESCOLARES" "resumo" => "A migração é um fenômeno global que impacta profundamente a sociedade e o sistema educacional, essa pesquisa busca entender como as crianças e jovens imigrantes enfrentam esses desafios em busca de oportunidades para uma educação inclusiva e de qualidade. É urgente a adaptação dos sistemas educacionais para atender às necessidades específicas destes grupos, promovendo equidade no acesso à educação e integração bem-sucedida dos imigrantes iremos buscar soluções para preparar os educadores para lidar com a diversidade e os traumas associados às migrações, investigando como o sistema pode ser adaptado para garantir o direito à educação e implementar efetivamente a abordagem intercultural para enriquecer a experiência educacional e preparar os alunos para a cidadania global. Outro aspecto que reforça a necessidade desta pesquisa é o imperativo da educação intercultural, conforme proposto por Neves (2018). No contexto atual, marcado por intensos fluxos migratórios e urbanização crescente, é vital promover a convivência respeitosa entre estudantes de diferentes culturas e possibilitar a aprendizagem mútua. A pesquisa busca, assim, avaliar como as escolas estão implementando essa abordagem intercultural e como isso impacta a integração dos estudantes imigrantes no contexto escolar. A convivência de múltiplas culturas no ambiente escolar, como abordado por Freitas (2012), é um desafio contemporâneo que demanda uma análise aprofundada. O multiculturalismo, embora seja uma oportunidade para enriquecer a educação, apresenta dificuldades na prática, conforme apontado pelo autor. Portanto, esta pesquisa busca contribuir para a compreensão de como as escolas estão lidando com essa convivência multicultural e quais são os desafios envolvidos para promoção da interculturalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8226_TB6225_07062024111740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANDA SOARES TORRES" "autor_nome_curto" => "Gilvanda Soares" "autor_email" => "gilvandasoares50@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }