A comunicação é uma reflexão da pesquisadora diante dos desafios enfrentados na interpretação dos enunciados matemáticos, pelos alunos surdos observados, principalmente durante toda fase como professora na Educação do Ensino Médio de uma escola Estadual da Rede de Ensino, observando os retrocessos e avanços das políticas públicas com sujeitos ligados à inclusão. Partindo do pressuposto, de que trabalhar com este público requer um embasamento especificado. Desta maneira, alia à prática, às teorias existentes sobre o assunto, traçando uma conversa com alguns autores apontando alguns questionamentos. O objetivo deste trabalho será verificar a eficácia da aplicabilidade de estratégias de ensino de Matemática, nos enunciados e resolução de questões, pensadas para os alunos surdos em contexto bilíngue. A matemática é uma ótima maneira de desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas. Um objetivo pode ser demonstrar como resolver problemas usando diferentes estratégias de raciocínio. Independentemente do tema ou do tipo de trabalho, é importante que os resultados sejam comunicados de forma clara e organizada. Isso pode incluir a utilização de gráficos, tabelas, equações e uma linguagem precisa. Desta forma oportunizando a compreensão dos conceitos e aplicações relacionadas ao conteúdo trazido no enunciado, e que poderão dar um suporte fazendo com que o aluno tenha êxito cognitivo na resolução. Estudos mostram que a aprendizagem em dois idiomas pode ter benefícios cognitivos, como melhor flexibilidade mental, habilidades de resolução de problemas e capacidade de multitarefa. Em resumo, a matemática bilíngue não só ensina matemática em dois idiomas, mas também promove o desenvolvimento linguístico, cultural e cognitivo dos alunos. Portanto, ao seguir diretrizes e estratégias, os enunciados e interpretações de matemática podem ser tornados mais acessíveis e inclusivos para alunos surdos, permitindo que eles participem plenamente das atividades e desenvolvam suas habilidades matemáticas de forma eficaz.