O ensino de ciências pode ser desafiador devido à complexidade dos conteúdos, o que destaca a importância de abordagens que aproximem esses temas ao alunos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar como o uso de recursos didáticos pode ajudar os alunos a entender as diferenças entre as células animais e vegetais, incluindo suas organelas e funções. Este estudo foi realizado durante o Estágio Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma escola do município de Codó, Maranhão, Brasil. No início da abordagem, os alunos participaram de uma aula expositiva sobre as células animal e vegetal. Posteriormente, foi aplicado um questionário para avaliar o desempenho da turma. Em seguida, a sala foi organizada em grupos, nos quais cada um recebeu massinha de modelar para construir maquetes representando as células vegetais e animais. Com os resultados obtidos foi possível observar diferenças no comportamento e na interação dos alunos com relação às abordagens utilizadas nas turmas de ensino fundamental sobre o conteúdo de célula animal e vegetal. Desde o início, o interesse, a curiosidade e o entusiasmo dos alunos durante o desenvolvimento do trabalho ficaram evidente. O uso de materiais didáticos no ensino das células vegetais e animais teve um impacto significativo, melhorando a participação dos alunos, o interesse pelo conteúdo e a interação na sala de aula. É importante ressaltar que, embora a aula expositiva seja útil para o processo de aprendizagem, outras metodologias e recursos didáticos são necessários para evitar a monotonia e o desinteresse dos alunos.