As escolas do campo no estado do Amazonas estão imersas em ambientes ricos em biodiversidade e em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, por isso é necessário desenvolver práticas pedagógicas que comtemplem esta realidade. Nesse sentido, a aula-passeio, técnica pedagógica criada pelo educador Freinet, possibilita as crianças explorarem e contemplarem o lugar onde vivem, proporcionando-as experiências educativas potencializadoras de novas descobertas e articulação dos saberes. Esta pesquisa de natureza qualitativa teve por finalidade investigar as contribuições da aula-passeio para as experiências de aprendizagem das crianças da Educação Infantil do Campo sobre o conhecimento do mundo físico e sociocultural. A pesquisa fundamenta-se nos estudos da Pedagogia de Freinet (1997; 1998; 2001 e 2004), Freire (2006; 2011 e 2013), Soares (2017) em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Na construção dos dados da pesquisa utilizou-se cartas pedagógicas escritas por 05 (cinco) professores da Educação Infantil de escolas localizadas na zona rural de Parintins-AM. Os resultados da pesquisa evidenciam que a aula-passeio na Educação Infantil do Campo é uma fonte de conhecimentos que ampliam os conhecimentos das crianças sobre o mundo físico e sociocultural, proporcionando-as interações e experiências de aprendizagem significativas, incentivando-as a curiosidade, a exploração do meio, o encantamento e o questionamento sobre o ambiente onde vivem. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para ampliar as experiências de aprendizagem das crianças sobre o conhecimento de si e do mundo, bem como favorecer o diálogo de saberes na Educação Infantil do Campo.