AULA – PASSEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: FONTE DE CONHECIMENTOS DOS AMBIENTES NATURAL E SOCIOCULTURAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112404 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5015 "inscrito_id" => 9867 "titulo" => "AULA – PASSEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: FONTE DE CONHECIMENTOS DOS AMBIENTES NATURAL E SOCIOCULTURAL" "resumo" => "As escolas do campo no estado do Amazonas estão imersas em ambientes ricos em biodiversidade e em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, por isso é necessário desenvolver práticas pedagógicas que comtemplem esta realidade. Nesse sentido, a aula-passeio, técnica pedagógica criada pelo educador Freinet, possibilita as crianças explorarem e contemplarem o lugar onde vivem, proporcionando-as experiências educativas potencializadoras de novas descobertas e articulação dos saberes. Esta pesquisa de natureza qualitativa teve por finalidade investigar as contribuições da aula-passeio para as experiências de aprendizagem das crianças da Educação Infantil do Campo sobre o conhecimento do mundo físico e sociocultural. A pesquisa fundamenta-se nos estudos da Pedagogia de Freinet (1997; 1998; 2001 e 2004), Freire (2006; 2011 e 2013), Soares (2017) em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Na construção dos dados da pesquisa utilizou-se cartas pedagógicas escritas por 05 (cinco) professores da Educação Infantil de escolas localizadas na zona rural de Parintins-AM. Os resultados da pesquisa evidenciam que a aula-passeio na Educação Infantil do Campo é uma fonte de conhecimentos que ampliam os conhecimentos das crianças sobre o mundo físico e sociocultural, proporcionando-as interações e experiências de aprendizagem significativas, incentivando-as a curiosidade, a exploração do meio, o encantamento e o questionamento sobre o ambiente onde vivem. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para ampliar as experiências de aprendizagem das crianças sobre o conhecimento de si e do mundo, bem como favorecer o diálogo de saberes na Educação Infantil do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9867_TB5015_12102024234055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno.oliveiraa15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112404 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5015 "inscrito_id" => 9867 "titulo" => "AULA – PASSEIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: FONTE DE CONHECIMENTOS DOS AMBIENTES NATURAL E SOCIOCULTURAL" "resumo" => "As escolas do campo no estado do Amazonas estão imersas em ambientes ricos em biodiversidade e em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, por isso é necessário desenvolver práticas pedagógicas que comtemplem esta realidade. Nesse sentido, a aula-passeio, técnica pedagógica criada pelo educador Freinet, possibilita as crianças explorarem e contemplarem o lugar onde vivem, proporcionando-as experiências educativas potencializadoras de novas descobertas e articulação dos saberes. Esta pesquisa de natureza qualitativa teve por finalidade investigar as contribuições da aula-passeio para as experiências de aprendizagem das crianças da Educação Infantil do Campo sobre o conhecimento do mundo físico e sociocultural. A pesquisa fundamenta-se nos estudos da Pedagogia de Freinet (1997; 1998; 2001 e 2004), Freire (2006; 2011 e 2013), Soares (2017) em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Na construção dos dados da pesquisa utilizou-se cartas pedagógicas escritas por 05 (cinco) professores da Educação Infantil de escolas localizadas na zona rural de Parintins-AM. Os resultados da pesquisa evidenciam que a aula-passeio na Educação Infantil do Campo é uma fonte de conhecimentos que ampliam os conhecimentos das crianças sobre o mundo físico e sociocultural, proporcionando-as interações e experiências de aprendizagem significativas, incentivando-as a curiosidade, a exploração do meio, o encantamento e o questionamento sobre o ambiente onde vivem. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para ampliar as experiências de aprendizagem das crianças sobre o conhecimento de si e do mundo, bem como favorecer o diálogo de saberes na Educação Infantil do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9867_TB5015_12102024234055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno.oliveiraa15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }