A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109081 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 1695 "titulo" => "A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade contribuir para com a argumentação em favor da utilização da música nos processos de ensino e aprendizagem, desde a Educação Infantil até os cursos de Pós-Graduação, nas diferentes instituições de ensino de nosso país. A partir de uma breve pesquisa bibliográfica, realizada em obras de História da Educação que abordam os diferentes períodos históricos — da época colonial aos nossos dias —, foi possível verificar a presença da música se esvaindo do processo educativo no decorrer do tempo. Por isso mesmo, procurou-se compreender a maneira como os padres da Companhia de Jesus — primeiros educadores em território brasileiro, desde as primícias dos tempos coloniais — utilizaram a música, especialmente com o auxílio de meninos portugueses órfãos trazidos para serem criados no Brasil; meninos que eram organizados em grupos de orfeão para cantarem músicas sacras com a finalidade de atrair os gentios e catequizá-los, como era o ideal dos jesuítas àquela altura. Também foi possível elaborar sugestões de pequenas intervenções pedagógicas, com a utilização da música contemporânea, do samba ao hip-hop, que contribuiriam para com a aprendizagem de História, cultura, folclore, moral e costumes nas diversas instituições de ensino atuais. Essas iniciativas apoiariam diretamente, também, o desenvolvimento de elementos que influem nos processos educacionais de crianças, jovens e adultos, tais como coordenação motora, marcação de ritmos, escrita musical, dentre outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1695_TB317_04102024162619.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO BOLEIZ JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio.boleiz@ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109081 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 1695 "titulo" => "A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade contribuir para com a argumentação em favor da utilização da música nos processos de ensino e aprendizagem, desde a Educação Infantil até os cursos de Pós-Graduação, nas diferentes instituições de ensino de nosso país. A partir de uma breve pesquisa bibliográfica, realizada em obras de História da Educação que abordam os diferentes períodos históricos — da época colonial aos nossos dias —, foi possível verificar a presença da música se esvaindo do processo educativo no decorrer do tempo. Por isso mesmo, procurou-se compreender a maneira como os padres da Companhia de Jesus — primeiros educadores em território brasileiro, desde as primícias dos tempos coloniais — utilizaram a música, especialmente com o auxílio de meninos portugueses órfãos trazidos para serem criados no Brasil; meninos que eram organizados em grupos de orfeão para cantarem músicas sacras com a finalidade de atrair os gentios e catequizá-los, como era o ideal dos jesuítas àquela altura. Também foi possível elaborar sugestões de pequenas intervenções pedagógicas, com a utilização da música contemporânea, do samba ao hip-hop, que contribuiriam para com a aprendizagem de História, cultura, folclore, moral e costumes nas diversas instituições de ensino atuais. Essas iniciativas apoiariam diretamente, também, o desenvolvimento de elementos que influem nos processos educacionais de crianças, jovens e adultos, tais como coordenação motora, marcação de ritmos, escrita musical, dentre outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1695_TB317_04102024162619.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO BOLEIZ JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio.boleiz@ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }