Ingressar no Ensino Fundamental é um marco na vida da criança, especialmente no que se refere ao aprendizado da leitura e da escrita. As tensões no campo da alfabetização, epistemológicas e metodológicas, influem nas práticas pedagógicas podendo se constituir em rupturas, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Um dos aspectos que contribuem para a continuidade entre uma etapa e outra é o trabalho em torno do desenvolvimento da linguagem escrita, considerando o papel fundamental que outras formas de linguagem – a oralidade, o desenho e a brincadeira simbólica – por exemplo, têm no processo de compreensão e incorporação da escrita como forma de registro. Nesse sentido, apresentamos um recorte de uma pesquisa norteada pela questão: como a leitura e a escrita são consideradas por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental? O objetivo principal foi identificar as percepções dessas crianças, em torno da linguagem escrita e suas finalidades. O método envolveu sessões de observação em duas turmas de 1º ano de uma escola municipal da cidade de Campinas, São Paulo, e conversas com as crianças mediadas por um jogo de percurso, com perguntas disparadoras para o diálogo. Os resultados demonstraram que as crianças valorizam a leitura e a escrita tanto no contexto de uso na rotina diária e nas atividades realizadas na escola, como em relação às possiblidades de inserção social, considerando, uma perspectiva de futuro. A literatura é destacada com recorrência, envolvendo obras, leituras das professoras e apresentações orais das crianças. O desenho e as brincadeiras simbólicas têm seu espaço. Concluímos, que a leitura e a escrita são exploradas em contextos de uso significativo e há uma relação de aproximação das crianças com tais práticas. Entretanto, não se observou a inserção dessas práticas nas brincadeiras de faz de conta e nem articuladas à produção de desenhos.