Este artigo explora o papel dos repositórios institucionais na promoção da diversidade e inclusão na educação ao longo do próximo decênio. Ele objetiva investigar como esses repositórios podem armazenar e compartilhar materiais educacionais diversos, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. O referencial metodológico deste estudo se baseia na análise da promoção da publicização dos produtos educacionais depositados no Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Esta abordagem permite uma compreensão mais aprofundada do impacto desses materiais na promoção da diversidade e inclusão na educação, além da contribuição que a ferramenta oferece na promoção e alcance do objetivo do desenvolvimento sustentável 04 da Agenda 2030. Ao examinar os tipos de materiais educacionais disponíveis, seu conteúdo, abrangência e acessibilidade, buscamos identificar padrões, lacunas e oportunidades para aprimorar a contribuição dos repositórios institucionais, como ferramenta educacional tecnológica, para um ambiente educacional mais inclusivo e diversificado. Os principais resultados incluem a identificação de boas práticas e desafios na utilização de repositório institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, para promover a diversidade e inclusão na educação, com base em adoção de estratégias eficazes para compartilhar materiais educacionais diversificados, bem como áreas em que ainda há espaço para melhorias e inovações.