Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTROS DA RELAÇÃO AO SABER E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA ACERCA DOS CONCEITOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109156
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 419
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "ENCONTROS DA RELAÇÃO AO SABER E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA ACERCA DOS CONCEITOS"
    "resumo" => "Com o objetivo de discutir a cerca dos conceitos aprendizagem significativa e relação ao saber, realizou-se uma analise bibliográfica integrativa a partir de dados do Google Acadêmico e Livros Físicos tratando-se tanto da aprendizagem significativa quanto da relação ao saber. Foi feita análise de ambos os conteúdos evidenciando a conversação e semelhança conceitual entre as duas temáticas, visto que não se encontra na literatura trabalhos que tratem dessas duas temáticas analisando as similaridades ou discordâncias das mesmas. Os materiais analisados possuem conceitos correlatos, tópicos como influencia, assimilação, linguagem, significados (sistema simbólico), tempo de aprendizagem relacionado a aprendizado fixado cognitivamente e que jamais é esquecido, dentre tantos outros são encontrados nas literaturas que tratam da aprendizagem significativa e da relação ao saber. A revisão bibliográfica integrativa indica enfim, que ambas as temáticas interagem nos conceitos e que a proposta de analise da conversação entre as temáticas é inovadora por se tratar de uma análise única e que não é encontrada na literatura. Conclui-se então que mediante a falta de pesquisa sobre as duas temáticas e seus encontros conceituais, destacamos a necessidade de maiores pesquisas, pois acreditamos que a união conceitual da relação ao saber e da aprendizagem significativa podem contribuir intrinsecamente para formação de professores e estruturações metodológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID538_TB419_01052024200712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHÉSICA RUANI MOURA DOS SANTOS SALGADO"
    "autor_nome_curto" => "DHÉSICA SALGADO"
    "autor_email" => "drms1@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109156
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 419
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "ENCONTROS DA RELAÇÃO AO SABER E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA ACERCA DOS CONCEITOS"
    "resumo" => "Com o objetivo de discutir a cerca dos conceitos aprendizagem significativa e relação ao saber, realizou-se uma analise bibliográfica integrativa a partir de dados do Google Acadêmico e Livros Físicos tratando-se tanto da aprendizagem significativa quanto da relação ao saber. Foi feita análise de ambos os conteúdos evidenciando a conversação e semelhança conceitual entre as duas temáticas, visto que não se encontra na literatura trabalhos que tratem dessas duas temáticas analisando as similaridades ou discordâncias das mesmas. Os materiais analisados possuem conceitos correlatos, tópicos como influencia, assimilação, linguagem, significados (sistema simbólico), tempo de aprendizagem relacionado a aprendizado fixado cognitivamente e que jamais é esquecido, dentre tantos outros são encontrados nas literaturas que tratam da aprendizagem significativa e da relação ao saber. A revisão bibliográfica integrativa indica enfim, que ambas as temáticas interagem nos conceitos e que a proposta de analise da conversação entre as temáticas é inovadora por se tratar de uma análise única e que não é encontrada na literatura. Conclui-se então que mediante a falta de pesquisa sobre as duas temáticas e seus encontros conceituais, destacamos a necessidade de maiores pesquisas, pois acreditamos que a união conceitual da relação ao saber e da aprendizagem significativa podem contribuir intrinsecamente para formação de professores e estruturações metodológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID538_TB419_01052024200712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHÉSICA RUANI MOURA DOS SANTOS SALGADO"
    "autor_nome_curto" => "DHÉSICA SALGADO"
    "autor_email" => "drms1@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com o objetivo de discutir a cerca dos conceitos aprendizagem significativa e relação ao saber, realizou-se uma analise bibliográfica integrativa a partir de dados do Google Acadêmico e Livros Físicos tratando-se tanto da aprendizagem significativa quanto da relação ao saber. Foi feita análise de ambos os conteúdos evidenciando a conversação e semelhança conceitual entre as duas temáticas, visto que não se encontra na literatura trabalhos que tratem dessas duas temáticas analisando as similaridades ou discordâncias das mesmas. Os materiais analisados possuem conceitos correlatos, tópicos como influencia, assimilação, linguagem, significados (sistema simbólico), tempo de aprendizagem relacionado a aprendizado fixado cognitivamente e que jamais é esquecido, dentre tantos outros são encontrados nas literaturas que tratam da aprendizagem significativa e da relação ao saber. A revisão bibliográfica integrativa indica enfim, que ambas as temáticas interagem nos conceitos e que a proposta de analise da conversação entre as temáticas é inovadora por se tratar de uma análise única e que não é encontrada na literatura. Conclui-se então que mediante a falta de pesquisa sobre as duas temáticas e seus encontros conceituais, destacamos a necessidade de maiores pesquisas, pois acreditamos que a união conceitual da relação ao saber e da aprendizagem significativa podem contribuir intrinsecamente para formação de professores e estruturações metodológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.