Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E REFLEXÕES NO NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO (NADIP)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113008
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5869
    "inscrito_id" => 12853
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E REFLEXÕES NO NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO (NADIP)"
    "resumo" => "No contexto da educação superior, iniciativas que promovem a formação contínua dos docentes são essenciais para assegurar a qualidade e inovação no ensino. Assim, este estudo acadêmico intitulado Formação Docente: relatos e reflexões no Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADIP), caracteriza-se como um Relato de Experiência a partir das vivências nesse Núcleo de Apoio Didático Pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior, localizada em Pau dos Ferros/RN que promove a formação dos/as professores/as de todos os cursos de graduação, com encontros quinzenais focados em planejamento, compartilhamento de saberes, escuta afetiva e temas relevantes para a prática docente. Este Relato, tem como objetivo compartilhar ações de enriquecimento das experiências, pesquisas e práticas de aprendizagem no contexto da docência, que contemplem a formação continuada e as práticas pedagógicas. Para o seu referencial teórico foram utilizados alguns teóricos como: Libânio (1994), Tardif (2014), Pimenta (2010), Nóvoa (1992), entre outros. Nesse sentido, ao percorrer os caminhos da formação continuada, o NADIP teve seu início no segundo semestre de 2017, e tem melhorado a prática pedagógica e a integração dos/as docentes, oferecendo suporte metodológico e promovendo a atualização contínua de conhecimentos didáticos e pedagógicos. Desse modo, as atividades incluíram e incluam cursos, palestras, seminários e workshops que estimulam a busca pelo aperfeiçoamento didático-pedagógico e incentivam a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O NADIP possibilita aos/as professores/as relacionarem conhecimentos acadêmicos-científicos com as experiências profissionais e sociais dos/as alunos/as, utilizando metodologias que priorizam a solução de problemas a parti da práxis. Como resultado, o Núcleo de Apoio Didático Pedagógico se configura como um espaço de inovação permanente, revisando paradigmas, refletindo sobre suas práticas para melhorar continuamente o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12853_TB5869_23052024223610.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO D"
    "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113008
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5869
    "inscrito_id" => 12853
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E REFLEXÕES NO NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO (NADIP)"
    "resumo" => "No contexto da educação superior, iniciativas que promovem a formação contínua dos docentes são essenciais para assegurar a qualidade e inovação no ensino. Assim, este estudo acadêmico intitulado Formação Docente: relatos e reflexões no Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADIP), caracteriza-se como um Relato de Experiência a partir das vivências nesse Núcleo de Apoio Didático Pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior, localizada em Pau dos Ferros/RN que promove a formação dos/as professores/as de todos os cursos de graduação, com encontros quinzenais focados em planejamento, compartilhamento de saberes, escuta afetiva e temas relevantes para a prática docente. Este Relato, tem como objetivo compartilhar ações de enriquecimento das experiências, pesquisas e práticas de aprendizagem no contexto da docência, que contemplem a formação continuada e as práticas pedagógicas. Para o seu referencial teórico foram utilizados alguns teóricos como: Libânio (1994), Tardif (2014), Pimenta (2010), Nóvoa (1992), entre outros. Nesse sentido, ao percorrer os caminhos da formação continuada, o NADIP teve seu início no segundo semestre de 2017, e tem melhorado a prática pedagógica e a integração dos/as docentes, oferecendo suporte metodológico e promovendo a atualização contínua de conhecimentos didáticos e pedagógicos. Desse modo, as atividades incluíram e incluam cursos, palestras, seminários e workshops que estimulam a busca pelo aperfeiçoamento didático-pedagógico e incentivam a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O NADIP possibilita aos/as professores/as relacionarem conhecimentos acadêmicos-científicos com as experiências profissionais e sociais dos/as alunos/as, utilizando metodologias que priorizam a solução de problemas a parti da práxis. Como resultado, o Núcleo de Apoio Didático Pedagógico se configura como um espaço de inovação permanente, revisando paradigmas, refletindo sobre suas práticas para melhorar continuamente o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12853_TB5869_23052024223610.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO D"
    "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto da educação superior, iniciativas que promovem a formação contínua dos docentes são essenciais para assegurar a qualidade e inovação no ensino. Assim, este estudo acadêmico intitulado Formação Docente: relatos e reflexões no Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADIP), caracteriza-se como um Relato de Experiência a partir das vivências nesse Núcleo de Apoio Didático Pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior, localizada em Pau dos Ferros/RN que promove a formação dos/as professores/as de todos os cursos de graduação, com encontros quinzenais focados em planejamento, compartilhamento de saberes, escuta afetiva e temas relevantes para a prática docente. Este Relato, tem como objetivo compartilhar ações de enriquecimento das experiências, pesquisas e práticas de aprendizagem no contexto da docência, que contemplem a formação continuada e as práticas pedagógicas. Para o seu referencial teórico foram utilizados alguns teóricos como: Libânio (1994), Tardif (2014), Pimenta (2010), Nóvoa (1992), entre outros. Nesse sentido, ao percorrer os caminhos da formação continuada, o NADIP teve seu início no segundo semestre de 2017, e tem melhorado a prática pedagógica e a integração dos/as docentes, oferecendo suporte metodológico e promovendo a atualização contínua de conhecimentos didáticos e pedagógicos. Desse modo, as atividades incluíram e incluam cursos, palestras, seminários e workshops que estimulam a busca pelo aperfeiçoamento didático-pedagógico e incentivam a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O NADIP possibilita aos/as professores/as relacionarem conhecimentos acadêmicos-científicos com as experiências profissionais e sociais dos/as alunos/as, utilizando metodologias que priorizam a solução de problemas a parti da práxis. Como resultado, o Núcleo de Apoio Didático Pedagógico se configura como um espaço de inovação permanente, revisando paradigmas, refletindo sobre suas práticas para melhorar continuamente o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a extensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.