BRINCADEIRA DE RODA É ESPAÇO PARA APRENDER NOÇÕES MATEMÁTICAS? ESTUDOS SOBRE O ASSUNTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114373 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7842 "inscrito_id" => 20037 "titulo" => "BRINCADEIRA DE RODA É ESPAÇO PARA APRENDER NOÇÕES MATEMÁTICAS? ESTUDOS SOBRE O ASSUNTO" "resumo" => "As brincadeiras e cantigas de roda são fundamentais no contexto da Educação Infantil, pois são ferramentas que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionarem um ambiente lúdico e prazeroso, essas atividades estimulam o desenvolvimento motor através de movimentos corporais variados, favorecendo a socialização e o aprendizado de habilidades sociais essenciais, como cooperação e resolução de conflitos. Por esse motivo acreditamos que as brincadeiras e cantigas de roda oferecem um ambiente que possibilita a exploração de outras áreas do conhecimento, inclusive noções matemáticas, levando a criança a compreender melhor o meio em que vive e atua. A fim de buscar o que se tem pesquisado sobre o assunto, realizamos uma pesquisa documental denominada Estado da Questão. Investigamos três sites: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e OASISbr, por meio das palavras “Brincadeiras de Roda”, “Educação Infantil” e “Noções Matemáticas”, juntas e combinadas duas a duas, delimitando o período entre 2010 e 2023. Por meio desses descritores encontramos apenas três estudos que se aproximavam do tema que estávamos pesquisando, estudando a prática envolvendo brincadeiras de roda na Educação Infantil. Entretanto nenhum fazia associação ao desenvolvimento de noções matemáticas. Verificamos que as pesquisas analisaram a necessidade de explorar espaços externos e atividades em grupos, pois elas auxiliam no desenvolvimento integral infantil, oferecendo um ambiente lúdico e colaborativo para as crianças explorarem conceitos gerais e desenvolverem aprendizagens. Contudo verificamos uma lacuna no estudo dessas brincadeiras para explorar as noções matemática relacionadas, o que abre espaço para a pesquisa que pretendemos realizar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dessa busca, analisando o que dissertações e teses que tem estudado na relação entre as brincadeiras de roda e o desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20037_TB7842_17102024214750.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA CRISTINA HAMMANN SCUSSEL" "autor_nome_curto" => "ANGELA" "autor_email" => "achscussel@furb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114373 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7842 "inscrito_id" => 20037 "titulo" => "BRINCADEIRA DE RODA É ESPAÇO PARA APRENDER NOÇÕES MATEMÁTICAS? ESTUDOS SOBRE O ASSUNTO" "resumo" => "As brincadeiras e cantigas de roda são fundamentais no contexto da Educação Infantil, pois são ferramentas que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionarem um ambiente lúdico e prazeroso, essas atividades estimulam o desenvolvimento motor através de movimentos corporais variados, favorecendo a socialização e o aprendizado de habilidades sociais essenciais, como cooperação e resolução de conflitos. Por esse motivo acreditamos que as brincadeiras e cantigas de roda oferecem um ambiente que possibilita a exploração de outras áreas do conhecimento, inclusive noções matemáticas, levando a criança a compreender melhor o meio em que vive e atua. A fim de buscar o que se tem pesquisado sobre o assunto, realizamos uma pesquisa documental denominada Estado da Questão. Investigamos três sites: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e OASISbr, por meio das palavras “Brincadeiras de Roda”, “Educação Infantil” e “Noções Matemáticas”, juntas e combinadas duas a duas, delimitando o período entre 2010 e 2023. Por meio desses descritores encontramos apenas três estudos que se aproximavam do tema que estávamos pesquisando, estudando a prática envolvendo brincadeiras de roda na Educação Infantil. Entretanto nenhum fazia associação ao desenvolvimento de noções matemáticas. Verificamos que as pesquisas analisaram a necessidade de explorar espaços externos e atividades em grupos, pois elas auxiliam no desenvolvimento integral infantil, oferecendo um ambiente lúdico e colaborativo para as crianças explorarem conceitos gerais e desenvolverem aprendizagens. Contudo verificamos uma lacuna no estudo dessas brincadeiras para explorar as noções matemática relacionadas, o que abre espaço para a pesquisa que pretendemos realizar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dessa busca, analisando o que dissertações e teses que tem estudado na relação entre as brincadeiras de roda e o desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20037_TB7842_17102024214750.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA CRISTINA HAMMANN SCUSSEL" "autor_nome_curto" => "ANGELA" "autor_email" => "achscussel@furb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }