As brincadeiras e cantigas de roda são fundamentais no contexto da Educação Infantil, pois são ferramentas que promovem o desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionarem um ambiente lúdico e prazeroso, essas atividades estimulam o desenvolvimento motor através de movimentos corporais variados, favorecendo a socialização e o aprendizado de habilidades sociais essenciais, como cooperação e resolução de conflitos. Por esse motivo acreditamos que as brincadeiras e cantigas de roda oferecem um ambiente que possibilita a exploração de outras áreas do conhecimento, inclusive noções matemáticas, levando a criança a compreender melhor o meio em que vive e atua. A fim de buscar o que se tem pesquisado sobre o assunto, realizamos uma pesquisa documental denominada Estado da Questão. Investigamos três sites: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e OASISbr, por meio das palavras “Brincadeiras de Roda”, “Educação Infantil” e “Noções Matemáticas”, juntas e combinadas duas a duas, delimitando o período entre 2010 e 2023. Por meio desses descritores encontramos apenas três estudos que se aproximavam do tema que estávamos pesquisando, estudando a prática envolvendo brincadeiras de roda na Educação Infantil. Entretanto nenhum fazia associação ao desenvolvimento de noções matemáticas. Verificamos que as pesquisas analisaram a necessidade de explorar espaços externos e atividades em grupos, pois elas auxiliam no desenvolvimento integral infantil, oferecendo um ambiente lúdico e colaborativo para as crianças explorarem conceitos gerais e desenvolverem aprendizagens. Contudo verificamos uma lacuna no estudo dessas brincadeiras para explorar as noções matemática relacionadas, o que abre espaço para a pesquisa que pretendemos realizar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dessa busca, analisando o que dissertações e teses que tem estudado na relação entre as brincadeiras de roda e o desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil.