Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PAISAGEM DE HORIZONTE-CE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109748
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1226
    "inscrito_id" => 4680
    "titulo" => "A PAISAGEM DE HORIZONTE-CE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa objetivou a produção um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. A investigação em pauta foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia- Mestrado Profissional GEOPROF/ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e resultou na produção do referido paradidático, que se mostra relevante no âmbito de um ensino de Geografia comprometido com a compreensão dos fenômenos a partir de diferentes escalas geográficas, com enfoque sobre o local; que se utiliza de variadas linguagens, com ênfase na fotografia, e se institui no âmbito de uma metodologia que prima por uma aprendizagem que leva em conta o cotidiano do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4680_TB1226_29022024211604.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE LEONE FACUNDO"
    "autor_nome_curto" => "Andre Leone"
    "autor_email" => "andreleonefacundo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109748
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1226
    "inscrito_id" => 4680
    "titulo" => "A PAISAGEM DE HORIZONTE-CE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa objetivou a produção um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. A investigação em pauta foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia- Mestrado Profissional GEOPROF/ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e resultou na produção do referido paradidático, que se mostra relevante no âmbito de um ensino de Geografia comprometido com a compreensão dos fenômenos a partir de diferentes escalas geográficas, com enfoque sobre o local; que se utiliza de variadas linguagens, com ênfase na fotografia, e se institui no âmbito de uma metodologia que prima por uma aprendizagem que leva em conta o cotidiano do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4680_TB1226_29022024211604.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE LEONE FACUNDO"
    "autor_nome_curto" => "Andre Leone"
    "autor_email" => "andreleonefacundo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa objetivou a produção um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. A investigação em pauta foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia- Mestrado Profissional GEOPROF/ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e resultou na produção do referido paradidático, que se mostra relevante no âmbito de um ensino de Geografia comprometido com a compreensão dos fenômenos a partir de diferentes escalas geográficas, com enfoque sobre o local; que se utiliza de variadas linguagens, com ênfase na fotografia, e se institui no âmbito de uma metodologia que prima por uma aprendizagem que leva em conta o cotidiano do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.