A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa objetivou a produção um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. A investigação em pauta foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia- Mestrado Profissional GEOPROF/ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e resultou na produção do referido paradidático, que se mostra relevante no âmbito de um ensino de Geografia comprometido com a compreensão dos fenômenos a partir de diferentes escalas geográficas, com enfoque sobre o local; que se utiliza de variadas linguagens, com ênfase na fotografia, e se institui no âmbito de uma metodologia que prima por uma aprendizagem que leva em conta o cotidiano do estudante.