O público da educação especial na perspectiva da educação inclusiva deve ser visto dentro das suas potencialidades e necessidades. Buscar metodologias que promovam a aprendizagem e inclusão é o desafio da formação de professores. Sendo assim, a pesquisa abordou a interconexão entre a educação especial e o uso de jogos lúdicos, analisando como essas estratégias didático- pedagógicas podem promover a inclusão a partir do desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais NEE). Nessa direção, este trabalho buscou investigar os jogos lúdicos pedagógicos como uma ferramenta eficaz na promoção da aprendizagem inclusiva na educação especial. A metodologia empregada foi embasada por meio de uma revisão de literatura e análise de dados empíricos coletados in locus, visando compreender como os jogos lúdicos podem ser utilizados como estratégias didáticas para a promoção da interação social, estímulo à criatividade e a melhoria das habilidades motoras e cognitivas. A metodologia incluiu também a coleta de dados qualitativos através de observações em sala de aula. Foram examinadas as diferentes formas de implementação dos jogos lúdicos na prática educacional, destacando sua contribuição para a promoção da inclusão, diversidade e equidade na sala de aula. Além disso, foram discutidas estratégias para a criação e a utilização eficaz dos jogos como recurso pedagógico inclusivo. Os resultados destacam a importância dos jogos lúdicos na promoção da participação ativa dos estudantes, no desenvolvimento de habilidades sociais e na criação de um ambiente escolar acolhedor, estimulante e inclusivo. A pesquisa revelou que os jogos lúdicos pedagógicos representam uma ferramenta poderosa para a educação especial, proporcionando oportunidades de aprendizagem significativas e promovendo o desenvolvimento integral. Ressalta-se também a importância de formação para os docentes, com o objetivo de aprender a utilizar essas ferramentas de forma eficaz, para que possam ser aplicadas de maneira significativa e acessível.