PROCESSO CRIATIVO E FORMATIVO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO MATEMÁTICO” NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112562 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5243 "inscrito_id" => 11995 "titulo" => "PROCESSO CRIATIVO E FORMATIVO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO MATEMÁTICO” NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva analisar a elaboração e desenvolvimento de um jogo intitulado: “Tabuleiro Matemático” e destacar contribuições formativas desse processo. A pesquisa é de viés qualitativo, na modalidade narrativa, por apresentar e destacar aspectos da experiência docente. O jogo foi criado e desenvolvido por licenciandos de diferentes áreas que atuam como professores estagiários do Clube de Ciências, para estudantes do 7° ano. Como textos de campo, utilizamos registros fotográficos e os diários de campo da experiência vivida por quatro estagiários. Neste contexto, tal atividade compôs uma das etapas elaboradas para a primeira aula, destacando em seus fundamentos o contato inicial entre professores e alunos. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente remetemos aos aspectos que delineiam a matemática e o raciocínio lógico; posteriormente, a interação e o engajamento dos estudantes, por meio de perguntas registradas em fichas sorteadas e informações sobre os participantes, respectivamente. Além disso, como itens de suporte, utilizamos dois kits com tampas de garrafa PET numeradas de um a doze, dispersas nas extremidades do tabuleiro, representando cada equipe, dois dados, o tabuleiro, e as fichas contendo questionamento. O desenvolvimento da dinâmica centrou-se nos seguintes aspectos: os dados eram lançados simultaneamente, a soma dos números de sua face determinava a peça a ser retirada do oponente, podendo ser exatamente a correspondente ao número sorteado ou por meio de operações matemáticas com números representados. A cada rodada, uma ficha contendo questões de cunho pessoal era retirada e respondida por um integrante, visando momentos de descontração e favorecendo a familiarização mútua entre os estudantes. Dessa forma, além de desenvolver a proposta, destacamos aspectos que permeiam a formação docente mediante a criação de recursos para o processo de ensino-aprendizagem efetiva, bem como a participação ativa do estudante, o estímulo e a valorização das relações interpessoais na turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11995_TB5243_23052024163454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA MARIA RODRIGUES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "VILMA" "autor_email" => "vilma.araujo@icen.ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112562 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5243 "inscrito_id" => 11995 "titulo" => "PROCESSO CRIATIVO E FORMATIVO DE LICENCIANDOS NA ELABORAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO MATEMÁTICO” NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva analisar a elaboração e desenvolvimento de um jogo intitulado: “Tabuleiro Matemático” e destacar contribuições formativas desse processo. A pesquisa é de viés qualitativo, na modalidade narrativa, por apresentar e destacar aspectos da experiência docente. O jogo foi criado e desenvolvido por licenciandos de diferentes áreas que atuam como professores estagiários do Clube de Ciências, para estudantes do 7° ano. Como textos de campo, utilizamos registros fotográficos e os diários de campo da experiência vivida por quatro estagiários. Neste contexto, tal atividade compôs uma das etapas elaboradas para a primeira aula, destacando em seus fundamentos o contato inicial entre professores e alunos. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente remetemos aos aspectos que delineiam a matemática e o raciocínio lógico; posteriormente, a interação e o engajamento dos estudantes, por meio de perguntas registradas em fichas sorteadas e informações sobre os participantes, respectivamente. Além disso, como itens de suporte, utilizamos dois kits com tampas de garrafa PET numeradas de um a doze, dispersas nas extremidades do tabuleiro, representando cada equipe, dois dados, o tabuleiro, e as fichas contendo questionamento. O desenvolvimento da dinâmica centrou-se nos seguintes aspectos: os dados eram lançados simultaneamente, a soma dos números de sua face determinava a peça a ser retirada do oponente, podendo ser exatamente a correspondente ao número sorteado ou por meio de operações matemáticas com números representados. A cada rodada, uma ficha contendo questões de cunho pessoal era retirada e respondida por um integrante, visando momentos de descontração e favorecendo a familiarização mútua entre os estudantes. Dessa forma, além de desenvolver a proposta, destacamos aspectos que permeiam a formação docente mediante a criação de recursos para o processo de ensino-aprendizagem efetiva, bem como a participação ativa do estudante, o estímulo e a valorização das relações interpessoais na turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11995_TB5243_23052024163454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA MARIA RODRIGUES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "VILMA" "autor_email" => "vilma.araujo@icen.ufpa.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }