Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA O DIREITO À VIDA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados do projeto de extensão “Educação para o Direito à Vida”, cujo objetivo é produzir e compartilhar conhecimentos para a formação docente na Baixada Fluminense. Parte do pressuposto de que o direito à vida, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, exige a garantia de todos os direitos da pessoa humana, inclusive o direito à educação e saneamento básico. O projeto adota uma metodologia dialógica e colaborativa. É coordenado pelo Laboratório de Pesquisa em Educação, Natureza e Sociedade (LabPENSO/CNPq), estando vinculado à pesquisa Baixada das a?guas (FAPERJ), ao Programa de Extensão da UERJ, ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfAgua-UERJ) e ao Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC-UERJ). Dentro os resultados, destaca-se o livro digital sobre temáticas relacionadas ao direito à água para a formação de professores, tais como justiça ambiental, letramento ambiental, ciclo hidrossocial, educação ambiental em bacias hidrográficas e mudanças climáticas. O material traz uma perspectiva interdisciplinar, considerando as particularidades do saneamento básico na região, que ainda não foi universalizado, como previa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Inclui links e sugestões de leitura para a formação dos docentes e propostas para a prática pedagógica. Conclui-se que a elaboração de materiais didáticos sobre o direto à água deve considerar os conhecimentos prévios dos docentes e suas vivências cotidianas, oportunizando uma aproximação com os saberes acadêmicos. Deve também considerar o perfil dos docentes, que são adultos, em sua maioria mulheres, moradores de municípios onde os serviços de saneamento básico são precários. Neste sentido, um livro digital se torna um importante material de apoio para a construção de novas leituras para território, constituindo um instrumento para uma educação ambiental crítica e transformadora.

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