O presente estudo trata de um recorte de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, de modo que o objetivo consistiu em analisar a percepção de responsáveis de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em relação ao processo de ensinoaprendizagem. Participaram da pesquisa 12 responsáveis de estudantes com TDAH em tratamento psicoterápico no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Enquanto instrumento de pesquisa adotou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise da transcrição das entrevistas foi efetuada levando-se em conta os pressupostos da análise de conteúdo. A categoria temática selecionada foi “Ensino-aprendizagem”, subdividida em três subcategorias: “Relacionamento com a escola”, “Necessidade de mediação” e “Dificuldades de aprendizagem”. Os dados indicaram sentimentos de frustração dos responsáveis, em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Além disso, apontaram que o estabelecimento de uma relação positiva com a escola e os professores, por meio de uma rede de comunicação, pode facilitar a escolarização, bem como uma mediação intencional das atividades pedagógicas, por meio de estratégias específicas que atendam as necessidades de estudantes com TDAH. Alertamos que atender as necessidades desses estudantes é contemplar os pressupostos da Educação Inclusiva, que preconizam o respeito à diversidade e o ensino de qualidade para todos.