Este estudo trata-se da apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Esta pesquisa ainda encontra-se em andamento, e justifica-se pela relevância de refletirmos acerca do aumento de diagnósticos de TEA no país, envolvendo as suas implicações no decorrer do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar a produção acadêmico-científica sobre as contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no processo de inclusão de estudantes com TEA, especificamente, descrever a origem e o conceito do TEA, identificar quais são as potencialidades e os desafios voltados para o uso do método ABA no decorrer das práticas de profissionais da Psicologia Escolar e Educacional. Para tanto, utilizamos a Revisão Sistemática de Literatura - RSL, como método. O levantamento de artigos foi realizado no dia 02 de abril de 2024, através do acesso ao Portal de Periódicos CAPES. A combinação de descritores utilizada foi: transtorno do espectro autista E análise do comportamento aplicada. O levantamento de artigos resultou em 09 artigos. Ademais, utilizamos a análise de conteúdo para interpretar os dados obtidos. Portanto, esperamos contribuir na prática de profissionais da Psicologia Escolar e Educacional e da Educação Especial, envolvendo a origem e o conceito de TEA, o processo de diagnóstico e as práticas de intervenção relacionadas ao método ABA para garantir a inclusão de estudantes com TEA.