Este trabalho contribuiu na propositura da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão (GEPEDIN) da Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória. Considerando a relevância da organização da ação docente, assim como a necessidade de promover o trabalho colaborativo no ambiente escolar, a seguinte pergunta permeia o problema da pesquisa: Como o planejamento colaborativo contribui para desenvolver práticas inclusivas, garantindo a aprendizagem de todos(as) os(as) estudantes? Assim, a pesquisa objetiva evidenciar a importância da articulação do planejamento dos(as) professores(as) da classe comum do ensino regular, junto aos demais profissionais envolvidos no processo de escolarização dos(as) estudantes de modo a estabelecer uma cultura de colaboração na escola. O referencial teórico do estudo da temática proposta, de cunho bibliográfico, se respalda nas obras dos(as) autores(as) Roldão (2007), Damiani (2008), Libâneo (2012), Marin e Braun (2013), Glat; Pletsch (2013) e Mendes (2023). Deste modo, compreendemos que o planejamento colaborativo torna-se indispensável nesse processo, uma vez que fomenta discussões, debates, reflexões e ações que orientam decisões sobre as aprendizagens e a forma de planejar, para se alcançar práticas transformadoras, que atendam a subjetividade humana.