Esta comunicação apresenta os resultados parciais do projeto “CoNexos: TDICs em tempos pós ensino remoto emergencial”, aprovado no Edital FAPEMAT/CNPq CNPq N. 001/2022 Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, e tem por objetivo discutir os desafios e caminhos percorridos na formação de futuros docentes no que diz respeito aos usos de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Apesar dessa discussão ter se tornado muito presente nos últimos anos, especialmente com o ensino remoto emergencial e com a implementação da BNCC, sabe-se que o uso de tecnologias e de materiais audiovisuais em sala de aula não é, necessariamente, uma novidade. As chamadas “novas tecnologias” estão, há algumas décadas, ocupando espaços significativos na vida das pessoas e, por sua vez, têm chamado a atenção do campo educacional por seu potencial pedagógico, seja na elaboração de dispositivos regulatórios da educação, seja no cotidiano desses profissionais. Nesse sentido, faz-se necessário refletir acerca da formação docente no que diz respeito aos usos de TDICs, partindo do pressuposto de que o seu uso, seja ela qual for, necessita de investimento em formação inicial e continuada, pois a tecnologia por si só não pode ser considerada tábua de salvação de um ensino ainda estruturado nos moldes tradicionais e que, por vezes, pouco gera o interesse estudantil. Sob esse prisma, pretende-se abordar a questão tanto do ponto de vista bibliográfico como a partir das experiências vivenciadas enquanto professores do ensino superior, tendo como horizonte sublinhar a importância da relação dialógica em sala de aula e da promoção de debates críticos sobre as tecnologias em nossa sociedade hiperconectada.