Ao analisar o currículo de química das escolas públicas do Brasil encontram-se situações cruciais a serem debatidas, que se iniciam com a ausência de professores nos anos iniciais do ensino médio e vão até uma infraestrutura precária dos laboratórios e salas de aula. Esse contexto transforma o primeiro contato com a disciplina em algo não proveitoso ou até mesmo inexistente. Além disso, observa-se que grande parte dos alunos que tiveram uma interação com a disciplina de química, consideram sua experiência não produtiva, na maioria dos casos esse descontentamento com a disciplina se consolida mediante as abordagens pouco dinâmica e carregadas de estereótipos das metodologias tradicionais de ensino. Dessa forma, o presente artigo objetivo usar como abordagem metodológica, procedimentos experimentais combinados com jogos e dinâmicas para trabalhar os conceitos iniciais da disciplina de química, com isso, espera-se que a proposta metodológica fomente o protagonismo estudantil nas aulas de química e promova uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. O público alvo do trabalho são os alunos das primeiras séries do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual, localizada no município de Macau-RN. O artigo é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Ausubel (2011), Paulo Freire, John Dewey, Lev Vygotsky, Moran (2015).