AULAS EXPERIMENTAIS E DIN MICAS COMO RECURSOS METODOLOGICAS PARA INTRODUZIR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA EM TURMAS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114147 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7494 "inscrito_id" => 18015 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS E DIN MICAS COMO RECURSOS METODOLOGICAS PARA INTRODUZIR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA EM TURMAS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Ao analisar o currículo de química das escolas públicas do Brasil encontram-se situações cruciais a serem debatidas, que se iniciam com a ausência de professores nos anos iniciais do ensino médio e vão até uma infraestrutura precária dos laboratórios e salas de aula. Esse contexto transforma o primeiro contato com a disciplina em algo não proveitoso ou até mesmo inexistente. Além disso, observa-se que grande parte dos alunos que tiveram uma interação com a disciplina de química, consideram sua experiência não produtiva, na maioria dos casos esse descontentamento com a disciplina se consolida mediante as abordagens pouco dinâmica e carregadas de estereótipos das metodologias tradicionais de ensino. Dessa forma, o presente artigo objetivo usar como abordagem metodológica, procedimentos experimentais combinados com jogos e dinâmicas para trabalhar os conceitos iniciais da disciplina de química, com isso, espera-se que a proposta metodológica fomente o protagonismo estudantil nas aulas de química e promova uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. O público alvo do trabalho são os alunos das primeiras séries do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual, localizada no município de Macau-RN. O artigo é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Ausubel (2011), Paulo Freire, John Dewey, Lev Vygotsky, Moran (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18015_TB7494_27102024235500.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALAIANE LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "alaianeelima17@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114147 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7494 "inscrito_id" => 18015 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS E DIN MICAS COMO RECURSOS METODOLOGICAS PARA INTRODUZIR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA EM TURMAS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Ao analisar o currículo de química das escolas públicas do Brasil encontram-se situações cruciais a serem debatidas, que se iniciam com a ausência de professores nos anos iniciais do ensino médio e vão até uma infraestrutura precária dos laboratórios e salas de aula. Esse contexto transforma o primeiro contato com a disciplina em algo não proveitoso ou até mesmo inexistente. Além disso, observa-se que grande parte dos alunos que tiveram uma interação com a disciplina de química, consideram sua experiência não produtiva, na maioria dos casos esse descontentamento com a disciplina se consolida mediante as abordagens pouco dinâmica e carregadas de estereótipos das metodologias tradicionais de ensino. Dessa forma, o presente artigo objetivo usar como abordagem metodológica, procedimentos experimentais combinados com jogos e dinâmicas para trabalhar os conceitos iniciais da disciplina de química, com isso, espera-se que a proposta metodológica fomente o protagonismo estudantil nas aulas de química e promova uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. O público alvo do trabalho são os alunos das primeiras séries do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual, localizada no município de Macau-RN. O artigo é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Ausubel (2011), Paulo Freire, John Dewey, Lev Vygotsky, Moran (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18015_TB7494_27102024235500.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALAIANE LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "alaianeelima17@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }