Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTAM AS PALAVRAS QUE SE TANSFORMAM EM SABERES: A CIDADE COMO SUPORTE TEXTUAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho pretende trazer a discussão uma prática de ensino que tem como objeto de estudo as palavras presentes nas cidades. Trata-se de uma atividade fundamentada em Paulo Freire com a sua leitura de mundo e inspirada na artista plástica Marilá Dardot que em sua arte traz a fotografias de palavras expostas nas cidades. Em Célestin Freinet com as “aulas passeio”, quando saia com os alunos andando pela cidade e dava a estes a tarefa de registrar o que viam. Parte do pressuposto de que as palavras escritas em muros, placas, lojas, praças, dentre outros lugares da cidade, podem contribuir para despertar emoções. São representações de algo, vida, circunstâncias, dissabores, nesse sentido, carregam uma função educativa ou não, bastando à escola introduzi-las no aprendizado escolar com objetivos pertinentes ao que se deseja explorar. Tem-se palavras que designam, por exemplo, monumentos, e são partes de um processo de educação patrimonial; tem-se palavras que privilegiam línguas estrangeiras e àquelas que enaltecem o fazer/dizer artístico. É senso comum o fato de que as palavras que as cidades ostentam podem ajudar nos processos de alfabetização e letramento, mas, elas podem fazer mais, estão aportadas em um poder simbólico impresso no cotidiano, e, por vezes, passam despercebidas por boa parte da população que de tanto ver, acostumou o olhar. Assim, o presente texto, apresenta e discute o potencial de uma atividade que, com o auxílio de modernas tecnologias, tentou contribuir para produzir uma nova relação dos sujeitos com as cidades que habitam. Por fim, intentou possibilitar o entendimento de os escritos das cidades servem para nos informar e nos formar com a experiência compartilhada do discurso. Como resultados, a atividade, promoveu o despertar de um olhar aguçado e crítico sobre os dizeres das cidades, fazendo do lugar em que se vive, um lugar de aprendizagem.

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