ENTRE TRAJETÓRIAS E (R)EXISTÊNCIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REALIDADE MULTICULTURAL DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109525 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 916 "inscrito_id" => 7429 "titulo" => "ENTRE TRAJETÓRIAS E (R)EXISTÊNCIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REALIDADE MULTICULTURAL DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS" "resumo" => "A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Campus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7429_TB916_29022024164404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES" "autor_nome_curto" => "ROZELE NUNES" "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109525 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 916 "inscrito_id" => 7429 "titulo" => "ENTRE TRAJETÓRIAS E (R)EXISTÊNCIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REALIDADE MULTICULTURAL DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS" "resumo" => "A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Campus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7429_TB916_29022024164404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES" "autor_nome_curto" => "ROZELE NUNES" "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }