Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE TRAJETÓRIAS E (R)EXISTÊNCIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REALIDADE MULTICULTURAL DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109525
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 7429
    "titulo" => "ENTRE TRAJETÓRIAS E (R)EXISTÊNCIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REALIDADE MULTICULTURAL DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS"
    "resumo" => "A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Campus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7429_TB916_29022024164404.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ROZELE NUNES"
    "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109525
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 7429
    "titulo" => "ENTRE TRAJETÓRIAS E (R)EXISTÊNCIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REALIDADE MULTICULTURAL DOS ALUNOS DO IFRS - CAMPUS RIO GRANDE/RS"
    "resumo" => "A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Campus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7429_TB916_29022024164404.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZELE BORGES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ROZELE NUNES"
    "autor_email" => "rozele.nunes@riogrande.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Campus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.