A relação entre sociedade e espaço é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir das experiências do cotidiano em localidades criam-se vínculos afetivos e de memória com os lugares do movimento da vida. Visto isso, este projeto busca construir práticas de ensino na disciplina de Geografia, considerando a realidade multicultural dos alunos, vinculados aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Rio Grande/RS. A proposta justifica-se na medida em que aproxima o conteúdo programático da disciplina aos contextos familiares e comunitários vivenciados pelos alunos. A problemática centra-se em buscar subsídios teóricos e práticos para a renovação do conhecimento geográfico. Para contemplar esse objetivo o projeto se embasa metodologicamente em referenciais da ciência geográfica, com a finalidade de compreender os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. A partir dos registros fotográficos, construção de entrevistas e produções audiovisuais, realizadas pelos alunos que compartilham suas experiências, seus vínculos e contextos do seu cotidiano, busca-se avançar em uma perspectiva de análise territorial de(s)colonial. Dessa forma, as diversas realidades multiculturais e as trajetórias dos discentes se tornam narrativas comunitárias que agregam conhecimento para a ciência geográfica, para os demais colegas e para o instituto como um todo, através de exposições, palestras e oficinas no âmbito do IFRS - Campus Rio Grande. Por fim, como forma de valorizar a mediação entre aporte teórico e prático com o uso de imagens e construção de narrativas, o projeto utiliza os trabalhos produzidos na disciplina como abordagem principal para avançar na análise e construir novas (geo)grafias, abordando uma multiplicidade de vivências, temporalidades, práticas culturais cotidianas, as quais permitem entrelaçar trajetórias dos grupos populares com o ensino de Geografia para a compreensão da sociedade diversa e plural.