Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114238
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7649
    "inscrito_id" => 16949
    "titulo" => "O USO DOS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de fazer uma abordagem sobre a importância do uso intencional de jogos digitais como recurso pedagógico no processo de alfabetização do aluno moderno. Visto que, os métodos meramente passivos e tradicionais ainda utilizados na maioria das escolas brasileiras não são atraentes, nem significativos para as novas gerações, as quais estão em constante contato com as mais diversas ferramentas tecnológicas fora da sala de aula. Por não acompanhar o avanço tecnológico da sociedade moderna e insistir em métodos ultrapassados é nítido o fracasso escolar de muitos alunos durante o Ciclo de Alfabetização. Como embasamento para a temática abordou-se alguns estudos de FARDO (2013), FREIRE (1971), além do documento orientador da Educação Básica Brasileira atual, a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular, 2017). Após os estudos, observou-se que o uso dos jogos digitais nas salas de aula, quando bem mediado pelo professor, é uma ferramenta muito eficaz no processo de ensino e aprendizagem, já que torna o aluno protagonista e motivado no processo de aprendizagem e não apenas mero receptor. Isso porque, a alfabetização é uma etapa primordial para o indivíduo em formação, que essencialmente, precisa desenvolver suas habilidades de escrita, leitura, oralidade e pensamento crítico. Portanto, o processo deve ser significativo para o sujeito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16949_TB7649_30092024141109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAKSUÉLIA DOS SANTOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MAKSUÉLIA"
    "autor_email" => "maksuelia31@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114238
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7649
    "inscrito_id" => 16949
    "titulo" => "O USO DOS JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de fazer uma abordagem sobre a importância do uso intencional de jogos digitais como recurso pedagógico no processo de alfabetização do aluno moderno. Visto que, os métodos meramente passivos e tradicionais ainda utilizados na maioria das escolas brasileiras não são atraentes, nem significativos para as novas gerações, as quais estão em constante contato com as mais diversas ferramentas tecnológicas fora da sala de aula. Por não acompanhar o avanço tecnológico da sociedade moderna e insistir em métodos ultrapassados é nítido o fracasso escolar de muitos alunos durante o Ciclo de Alfabetização. Como embasamento para a temática abordou-se alguns estudos de FARDO (2013), FREIRE (1971), além do documento orientador da Educação Básica Brasileira atual, a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular, 2017). Após os estudos, observou-se que o uso dos jogos digitais nas salas de aula, quando bem mediado pelo professor, é uma ferramenta muito eficaz no processo de ensino e aprendizagem, já que torna o aluno protagonista e motivado no processo de aprendizagem e não apenas mero receptor. Isso porque, a alfabetização é uma etapa primordial para o indivíduo em formação, que essencialmente, precisa desenvolver suas habilidades de escrita, leitura, oralidade e pensamento crítico. Portanto, o processo deve ser significativo para o sujeito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16949_TB7649_30092024141109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAKSUÉLIA DOS SANTOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MAKSUÉLIA"
    "autor_email" => "maksuelia31@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer uma abordagem sobre a importância do uso intencional de jogos digitais como recurso pedagógico no processo de alfabetização do aluno moderno. Visto que, os métodos meramente passivos e tradicionais ainda utilizados na maioria das escolas brasileiras não são atraentes, nem significativos para as novas gerações, as quais estão em constante contato com as mais diversas ferramentas tecnológicas fora da sala de aula. Por não acompanhar o avanço tecnológico da sociedade moderna e insistir em métodos ultrapassados é nítido o fracasso escolar de muitos alunos durante o Ciclo de Alfabetização. Como embasamento para a temática abordou-se alguns estudos de FARDO (2013), FREIRE (1971), além do documento orientador da Educação Básica Brasileira atual, a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular, 2017). Após os estudos, observou-se que o uso dos jogos digitais nas salas de aula, quando bem mediado pelo professor, é uma ferramenta muito eficaz no processo de ensino e aprendizagem, já que torna o aluno protagonista e motivado no processo de aprendizagem e não apenas mero receptor. Isso porque, a alfabetização é uma etapa primordial para o indivíduo em formação, que essencialmente, precisa desenvolver suas habilidades de escrita, leitura, oralidade e pensamento crítico. Portanto, o processo deve ser significativo para o sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.