CONTATO COM A PESSOA SURDA E A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS AGENTES DA SOCIEDADE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114261 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7682 "inscrito_id" => 19201 "titulo" => "CONTATO COM A PESSOA SURDA E A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS AGENTES DA SOCIEDADE." "resumo" => "Muitos já tiveram contato com uma pessoa surda, já não lembram o que ocorreu no dia em questão, neste artigo haverá o relato daquele que produziu a escrita deste documento onde será apresentado o primeiro contato do autor com uma pessoa surda, destacando a complexidade e relevância da Libras na comunicação eficaz entre surdos e ouvintes. Tendo como objetivo evidenciar a falta de popularidade da Libras sendo este um obstáculo para a inclusão e os efeitos benéficos que a promoção da mesma terá. Discute-se a falta de conhecimento e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas devido à ignorância acerca da Língua brasileira de sinais (Libras) por muitos ouvintes que trazem em grandes proporções a exclusão desta comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, utilizando como instrumento a experiência de relato fornecida pelo autor deste artigo para a produção e desenvolvimento do mesmo. Pode-se observar após a análise dos resultados a necessidade de capacitar educadores, profissionais das diversas áreas e cidadãos comuns em Libras para promover a inclusão e comunicação eficaz com alunos e pessoas surdas visto que o número de pessoas surdas é grande. Ressaltando a importância da inclusão da Libras não tão somente no ensino superior como também na educação básica para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Por fim, o artigo ressalta a urgência de disseminar o conhecimento sobre a Libras na sociedade para combater a estigmatização e preconceito contra a comunidade surda. Conclui-se enfatizando a importância da Libras na educação e na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19201_TB7682_14102024153009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN PABLO DA COSTA DELGADO" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juandelgado1307@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114261 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7682 "inscrito_id" => 19201 "titulo" => "CONTATO COM A PESSOA SURDA E A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS AGENTES DA SOCIEDADE." "resumo" => "Muitos já tiveram contato com uma pessoa surda, já não lembram o que ocorreu no dia em questão, neste artigo haverá o relato daquele que produziu a escrita deste documento onde será apresentado o primeiro contato do autor com uma pessoa surda, destacando a complexidade e relevância da Libras na comunicação eficaz entre surdos e ouvintes. Tendo como objetivo evidenciar a falta de popularidade da Libras sendo este um obstáculo para a inclusão e os efeitos benéficos que a promoção da mesma terá. Discute-se a falta de conhecimento e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas devido à ignorância acerca da Língua brasileira de sinais (Libras) por muitos ouvintes que trazem em grandes proporções a exclusão desta comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, utilizando como instrumento a experiência de relato fornecida pelo autor deste artigo para a produção e desenvolvimento do mesmo. Pode-se observar após a análise dos resultados a necessidade de capacitar educadores, profissionais das diversas áreas e cidadãos comuns em Libras para promover a inclusão e comunicação eficaz com alunos e pessoas surdas visto que o número de pessoas surdas é grande. Ressaltando a importância da inclusão da Libras não tão somente no ensino superior como também na educação básica para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Por fim, o artigo ressalta a urgência de disseminar o conhecimento sobre a Libras na sociedade para combater a estigmatização e preconceito contra a comunidade surda. Conclui-se enfatizando a importância da Libras na educação e na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19201_TB7682_14102024153009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN PABLO DA COSTA DELGADO" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juandelgado1307@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }