EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111687 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3996 "inscrito_id" => 12965 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA" "resumo" => "A educação ambiental faz parte do currículo de ciências, inclusive de maneira transversal, ao longo de toda a formação da educação básica das séries finais do Ensino Fundamental. No sétimo ano, ainda, de acordo com a BNCC e a proposta de currículo regional, está previsto o trabalho de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros, impactos a esses ecossistemas, bem como o estudo de máquinas e do desenvolvimento humano ligado às tecnologias e materiais incorporados à sociedade. Desta forma, a presente prática pedagógica envolveu o estudo das temáticas evidenciadas com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada à vivência e realidade desses estudantes. Aliando teoria à prática, os/as estudantes aprofundaram seus conhecimentos acerca das questões previstas no currículo em sala de aula, sendo estes também abordados de maneira prática com a visita ao Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, em Vila Velha, município da escola e dos estudantes do presente estudo. Após visita de campo, os estudantes realizaram uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o programa Scratch a fim de reproduzirem trechos do parque e apresentarem uma mensagem de conscientização ambiental quanto à preservação deste espaço. Como resultados, foram obtidos modelos computacionais do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, com avatares dos estudantes convidando o público à preservação deste e outros espaços de Vila Velha, bem como a criação de maquetes do parque representando espaços possíveis de visitação ao público, também salientando a importância da preservação daquele espaço. O trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre letivo evidencia uma possibilidade de trabalho com as temáticas educação ambiental e pensamento computacional, destacando também a aula de campo como importante ferramenta pedagógica e de cuja experiência outros valiosos resultados podem advir." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12965_TB3996_05052024145827.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CARVALHO DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "Carla Carvalho" "autor_email" => "carlaaguiar.bio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111687 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3996 "inscrito_id" => 12965 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA" "resumo" => "A educação ambiental faz parte do currículo de ciências, inclusive de maneira transversal, ao longo de toda a formação da educação básica das séries finais do Ensino Fundamental. No sétimo ano, ainda, de acordo com a BNCC e a proposta de currículo regional, está previsto o trabalho de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros, impactos a esses ecossistemas, bem como o estudo de máquinas e do desenvolvimento humano ligado às tecnologias e materiais incorporados à sociedade. Desta forma, a presente prática pedagógica envolveu o estudo das temáticas evidenciadas com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada à vivência e realidade desses estudantes. Aliando teoria à prática, os/as estudantes aprofundaram seus conhecimentos acerca das questões previstas no currículo em sala de aula, sendo estes também abordados de maneira prática com a visita ao Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, em Vila Velha, município da escola e dos estudantes do presente estudo. Após visita de campo, os estudantes realizaram uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o programa Scratch a fim de reproduzirem trechos do parque e apresentarem uma mensagem de conscientização ambiental quanto à preservação deste espaço. Como resultados, foram obtidos modelos computacionais do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, com avatares dos estudantes convidando o público à preservação deste e outros espaços de Vila Velha, bem como a criação de maquetes do parque representando espaços possíveis de visitação ao público, também salientando a importância da preservação daquele espaço. O trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre letivo evidencia uma possibilidade de trabalho com as temáticas educação ambiental e pensamento computacional, destacando também a aula de campo como importante ferramenta pedagógica e de cuja experiência outros valiosos resultados podem advir." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12965_TB3996_05052024145827.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CARVALHO DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "Carla Carvalho" "autor_email" => "carlaaguiar.bio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }