Os estudos acerca da gestão construtiva de conflitos e da inteligência emocional têm despertado grande atenção nas últimas décadas em muitas áreas do conhecimento, inclusive na educação. A relação entre essas duas competências demonstra que para a educação do novo milênio é urgente ter nas escolas equipes multiprofissionais que trabalhem integradas para compreender o sujeito em sua totalidade, com seus aspectos psíquicos, sociais e culturais, essenciais para a educação, para valorização do pensamento e expressão emocional, que aos poucos vem ganhando espaço em muitas escolas. No entanto, há outras que ainda dão pouca importância para as emoções no processo de construção do conhecer e do pensar. Outro aspecto relevante é a presença de profissionais na educação detentores de práticas educativas que visam a resolução de problemas, a análise e a gestão de conflitos assente na resolução colaborativa, aspectos essenciais no contexto estudado. Desse modo, o presente trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivos analisar a relação entre a inteligência emocional e a gestão de conflitos, com maior ênfase na estratégia negocial, em equipes multiprofissionais da educação e se essas variáveis têm relação com outras variáveis sociodemográficas, como gênero, idade, formação e tempo de trabalho. Este estudo foi desenvolvido junto à Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), nos 37 campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para verificar a relação entre gestão de conflitos e inteligência emocional no contexto educativo, a pesquisa seguiu uma metodologia quantitativa com aplicação a uma amostra de 120 profissionais do Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE) e do Questionário de Competência Emocional (QCE). Para o tratamento dos dados coletados foi utilizado o SPSS (Statistical Package for Social Science). Evidenciaram que há uma relação estatisticamente significativa entre a Gestão de Conflitos, mais precisamente a estratégia negocial de conflitos na escola, e a Competência Emocional.