HISTÓRIAS DA PRETA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112756 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5527 "inscrito_id" => 9706 "titulo" => "HISTÓRIAS DA PRETA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa parte das diversas lacunas observadas no processo de formação de professores de licenciatura que em suas graduações não conhecem um amplo repertório de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis, mesmo com a implementação de marcos legais que garantem a obrigatoriedade, na educação básica, de temas referentes à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Com base nessa ausência, escolheu-se a obra História da Preta (1998), de Heloísa Pires Lima, direcionado à faixa etária de 9 a 11 anos. Em nossa proposta, pretendeu-se abordar este livro para um público adulto, de professores em formação, a fim de construir repertório de textos literários e discutir sobre as construções identitárias de pessoas negras, pois a narradora do livro se identifica como Preta. A pesquisa apresenta uma proposta de trabalho sistematizada, voltada a um público adulto, desenvolvida em três fases: reconhecimento da urgência em se abordar relações étnico-raciais na escola, leitura coletiva do livro e produção escrita, oral e visual interagindo com o texto. O referencial teórico metodológico ancora-se nas categorias de letramento literário, dimensões ensináveis e educação para as relações étnico-raciais com foco para o antirracismo. O resultado é a construção de uma proposta de leitura e discussão a partir de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis que pode ser bastante eficaz em contextos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9706_TB5527_23052024200440.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH MARIA FORTE DIOGO" "autor_nome_curto" => "SARAH" "autor_email" => "sarah.forte@uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112756 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5527 "inscrito_id" => 9706 "titulo" => "HISTÓRIAS DA PRETA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa parte das diversas lacunas observadas no processo de formação de professores de licenciatura que em suas graduações não conhecem um amplo repertório de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis, mesmo com a implementação de marcos legais que garantem a obrigatoriedade, na educação básica, de temas referentes à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Com base nessa ausência, escolheu-se a obra História da Preta (1998), de Heloísa Pires Lima, direcionado à faixa etária de 9 a 11 anos. Em nossa proposta, pretendeu-se abordar este livro para um público adulto, de professores em formação, a fim de construir repertório de textos literários e discutir sobre as construções identitárias de pessoas negras, pois a narradora do livro se identifica como Preta. A pesquisa apresenta uma proposta de trabalho sistematizada, voltada a um público adulto, desenvolvida em três fases: reconhecimento da urgência em se abordar relações étnico-raciais na escola, leitura coletiva do livro e produção escrita, oral e visual interagindo com o texto. O referencial teórico metodológico ancora-se nas categorias de letramento literário, dimensões ensináveis e educação para as relações étnico-raciais com foco para o antirracismo. O resultado é a construção de uma proposta de leitura e discussão a partir de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis que pode ser bastante eficaz em contextos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9706_TB5527_23052024200440.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH MARIA FORTE DIOGO" "autor_nome_curto" => "SARAH" "autor_email" => "sarah.forte@uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }