A educação brasileira tem passado por muitos avanços, dentre estes tem-se inclusão de pessoas com deficiência no ensino básico nacional, que após as exigências da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases no Brasil, destaca-se a regulamentação da educação especial no ensino básico pela lei nº 6.571 de 2008, a qual dispõe sobre as política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, após esse marco legal, surgiram outras leis e decretos visando o desenvolvimento de um ambiente escolar que trabalhe o respeito e compreensão as adversidades de cada indivíduo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo: compreender as principias legislações vigentes no Brasil no contexto da educação inclusiva na educação básica. O percurso metodológico foi qualitativo, do tipo descritivo com análise documental. De posse dos dados foi realizada a análise e foi possível perceber que vem ocorrendo evoluções no cenário legislativo da educação inclusiva no Brasil, porém ainda há melhorias necessárias, como a exigência do cumprimento da legislação vigente de modo a garantir de maneira eficaz o direito das pessoas com deficiência na realidade da escola. Assim, este estudo pode vir a contribuir para uma melhor compreensão das leis brasileiras vigentes no contexto da educação inclusiva, com destaques para a perspectiva de um ensino que atenda as pessoas com deficiências de modo integral, dado que a Educação Inclusiva prevê uma adaptação do sistema educacional garantindo o acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino regular.