PROJETO “BEM ME QUERO” - UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA DESENVOLVER A AUTOESTIMA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114719 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8352 "inscrito_id" => 20503 "titulo" => "PROJETO “BEM ME QUERO” - UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA DESENVOLVER A AUTOESTIMA" "resumo" => "Ter boa autoestima atua como fator protetor da saúde mental de um indivíduo, melhora a sensação de bem-estar e de qualidade de vida e tem impactos no desempenho acadêmico. Considerando as demandas apresentadas pelos discentes do IFCE campus Tabuleiro do Norte, surgiu o projeto “Bem me quero”, uma iniciativa do serviço de Psicologia do referido campus, com objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento da autoestima dos estudantes, através da educação socioemocional, a promoção de reflexão, diálogos e o uso de ferramentas de autoconhecimento. Até o momento, ocorreram três edições do projeto, tendo sido realizado nos anos de 2022, 2023 e 2024 e há a pretensão de que sua periodicidade seja anual. As atividades aconteceram em formato de grupo, do qual os estudantes tiveram participação voluntária, e em cada edição, foram realizados encontros semanais em que se trabalharam os seguintes temas: o conceito de autoestima; o impacto que a autoestima tem na saúde mental dos estudantes e no seu desempenho acadêmico; os quatro pilares da Autoestima (autoconceito, autoimagem, autorreforço, autoeficácia), na perspectiva de Walter Riso. Ao final, os participantes avaliaram o projeto e os resultados que obtiveram com o mesmo. Os estudantes afirmaram que houve melhora na autoestima, aperfeiçoaram seu autoconhecimento e aprimoraram suas relações interpessoais. Além disso, foi nítida a evolução das habilidades sociais desenvolvidas pelos participantes, ocorrendo integração entre os mesmos e o estabelecimento de novos vínculos. Infelizmente, em todas as edições do Projeto ocorreram algumas desistências nos seus decursos. Uma das causas identificadas foi a sobreposição do horário de realização com outras atividades acadêmicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20503_TB8352_20102024190800.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA MENDES FROTA GOMES" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronica.gomes@ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114719 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8352 "inscrito_id" => 20503 "titulo" => "PROJETO “BEM ME QUERO” - UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA DESENVOLVER A AUTOESTIMA" "resumo" => "Ter boa autoestima atua como fator protetor da saúde mental de um indivíduo, melhora a sensação de bem-estar e de qualidade de vida e tem impactos no desempenho acadêmico. Considerando as demandas apresentadas pelos discentes do IFCE campus Tabuleiro do Norte, surgiu o projeto “Bem me quero”, uma iniciativa do serviço de Psicologia do referido campus, com objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento da autoestima dos estudantes, através da educação socioemocional, a promoção de reflexão, diálogos e o uso de ferramentas de autoconhecimento. Até o momento, ocorreram três edições do projeto, tendo sido realizado nos anos de 2022, 2023 e 2024 e há a pretensão de que sua periodicidade seja anual. As atividades aconteceram em formato de grupo, do qual os estudantes tiveram participação voluntária, e em cada edição, foram realizados encontros semanais em que se trabalharam os seguintes temas: o conceito de autoestima; o impacto que a autoestima tem na saúde mental dos estudantes e no seu desempenho acadêmico; os quatro pilares da Autoestima (autoconceito, autoimagem, autorreforço, autoeficácia), na perspectiva de Walter Riso. Ao final, os participantes avaliaram o projeto e os resultados que obtiveram com o mesmo. Os estudantes afirmaram que houve melhora na autoestima, aperfeiçoaram seu autoconhecimento e aprimoraram suas relações interpessoais. Além disso, foi nítida a evolução das habilidades sociais desenvolvidas pelos participantes, ocorrendo integração entre os mesmos e o estabelecimento de novos vínculos. Infelizmente, em todas as edições do Projeto ocorreram algumas desistências nos seus decursos. Uma das causas identificadas foi a sobreposição do horário de realização com outras atividades acadêmicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20503_TB8352_20102024190800.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA MENDES FROTA GOMES" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "veronica.gomes@ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }