O artigo apresenta uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo compreender em que medida o trabalho com a literatura afro-brasileira pode contribuir para a construção de práticas interculturais e decoloniais na Educação Infantil, considerando os processos de valorização e identificação étnico-racial na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter intervencionista que pretende planejar e implementar, juntamente com as crianças, contextos investigativos fundamentados em obras da literatura afro-brasileira. No arcabouço teórico, a investigação dialoga com os estudos sociais da infância, a literatura, os estudos interculturais e decoloniais e a epistemologia freiriana. A análise dos dados, obtidos a partir do levantamento bibliográfico realizado até o momento, revela que instaurar a projeção de textos literários que enfoquem a literatura afro-brasileira na Educação Infantil oportuniza às crianças o acesso e a apreciação das múltiplas histórias, culturas e identidades que formam nossa sociedade, contribuindo assim para a inclusão, a valorização e a representatividade dos povos afrodescendentes. Nesse sentido, rompendo com o currículo monocultural e etnocêntrico, as práticas pedagógicas pautadas na literatura afro-brasileira exercem papel fundamental no processo de constituição, reconhecimento e valorização identitária dos meninos e meninas negros(as), desconstruindo imagens estereotipadas e inferiorizadas historicamente atribuídas a seus povos de origem. Observa-se, portanto, a essencialidade de pensar e instituir, com as crianças pequenas, ações pedagógicas interculturais e decoloniais calcadas na literatura afro-brasileira, tendo em vista desconstruir a lógica racial e colonial que determina as relações sociais, além de questionar as desigualdades impostas entre os grupos socioculturais ao longo da história.