Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCACIONAL DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL LOUIS JACQUES BRUNET PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, fundado em 1855, funciona como museu-escola localizado no Ginásio Pernambucano, escola histórica fundada em 1825. Louis Jacques Brunet, fundador do museu, foi um médico naturalista francês que lecionou aulas de história natural Ginásio Pernambucano e montou um grande acervo que conta com: animais taxidermizados, exsicatas, réplicas de estruturas vegetais e fúngicas, rochas dos diferentes tipos e diversas peças de interesse arqueológico. A riqueza de recursos do Museu criam uma gama de possibilidades para o ensino, pois permite uma vivência prática dos alunos e contato com um patrimônio histórico de grande importância científica. Dessa forma, o estudo se concentra em abordar o potencial educacional que a estrutura do Museu Louis Jacques Brunet concede ao Ginásio Pernambucano e como o uso do seu acervo auxilia no processo de ensino-aprendizagem das aulas de biologia. Os conteúdos da biologia no ensino médio tendem a ser muito teóricos, sendo raro o uso de aulas práticas, principalmente na educação pública, devido às dificuldades do cotidiano dos professores e falta de verbas. Com isso, durante as aulas de biologia do Ginásio Pernambucano foram elaboradas estratégias didáticas para que durante as aulas de morfologia e sistemática vegetal, evolução biológica e zoologia fossem utilizados peças do acervo do museu, como: animais taxidermizados e exsicatas de plantas foram os materiais mais utilizados durante as aulas. Ficou notório a maior participação e engajamento dos estudantes, a abordagem prática e imersiva dos conceitos biológicos tornou o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos. A utilização do acervo durante as aulas resultou em uma compreensão mais profunda dos princípios biológicos e estimulou o interesse dos alunos pela ciência. Essa integração enriquece o currículo escolar e promove a formação de cidadãos críticos e informados, apaixonados pelo conhecimento científico e pela preservação da natureza.

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