A educação em saúde denominada como (ES), compreendida por Candeias (1997) sendo um conjunto de práticas e ações com base educativa visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A educação escolar possui um outro olhar para a discussão dessa temática dentro das aulas de educação física. Essa dificuldade para elaborar aulas ou projetos que desenvolvam a temática da saúde pode estar atrelada ao baixo aprofundamento nos estudos dessa temática em sua formação acadêmica inicial, principalmente nos cursos de licenciatura em Educação física. Atualmente com a implementação da BNCC foi visto que as habilidades e competências do processo de ensino aprendizagem devem ir em consonância com as dimensões da Educação em Saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar artigos e produções científicas que abordam o processo de formação dos professores de educação física no ensino fundamental com relação ao trabalho do ensino/promoção em saúde em suas aulas. A educação em saúde dentro do âmbito escolar estará presente em todos os aspectos da vida escolar dos discentes, partindo dessa ideia podemos refletir sobre a influência que o meio e o ambiente em que vive impactam em todo o processo de ensino aprendizagem. Ao final das leituras realizadas durante o período de estudos e confecção desse material foi visto que existe uma grande necessidade de analisar e produzir um levantamento sobre o tema da Educação em Saúde e de sua integração entre os valores, conhecimentos e aplicabilidade dentro das aulas de educação física do ensino fundamental e na formação inicial e continuada dos professores de educação física, como esses profissionais podem agregar na produção de saberes sobre essa temática para os discentes.