RESUMO O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o processo de escolarização de alunos com Altas Habilidades Superdotação (AHSD), na perspectiva histórico cultural. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: as formações continuadas em serviço têm contemplado as áreas da educação especial, especialmente no que diz respeito às Altas Habilidades Superdotação? O estudo do tema é relevante porque embora estes alunos sejam público da educação especial, na maioria das vezes não são atendidos, por não serem identificados pela equipe escolar, o que geralmente acontece porque estes profissionais apresentam lacunas na sua formação inicial e as formações continuadas não contemplam estas temáticas. É possível observar um número crescente de crianças com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação entre elas, as neuroatipicas, que muitas vezes ficam na invisibilidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições dos processos de formações continuadas, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas direcionadas as Altas Habilidades/ Superdotação. Para tanto apresenta-se conceitos de educação especial na perspectiva inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação e por fim sobre a formação continuada em serviço destinada aos professores. A pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa, está sendo realizada e será concluída em julho de 2024. O referencial teórico utilizado para fundamentar a pesquisa, contemplou autores como: Renzulli. (1986), Sabatela (2005), Costa (2008), Dourado (2015). Os resultados preliminares apontam que, embora a educação especial na perspectiva inclusiva seja alvo de discussões e tema de formação continuada de professores, os alunos com Altas Habilidades/Superdotação são invisíveis para a escola e os sistemas de ensino e por isso as formações continuadas não contemplam a temática.