MOSTRA DE CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110696 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2554 "inscrito_id" => 10568 "titulo" => "MOSTRA DE CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Dentro dos cursos de licenciatura, práticas voltadas para atuação dos alunos nas escolas é fundamental, tanto em escolas públicas como privadas como forma de contribuir com a formação acadêmica dos graduandos. O Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo é um grupo de ensino, pesquisa e extensão, e frequentemente proporciona experiências voltadas para a atuação dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas em sala de aula por meio de metodologias ativas. O presente trabalho foi realizado nas duas unidades da escola Crescimento, instituição de ensino privada em São Luís - Maranhão, com alunos do ensino fundamental dos anos finais com os alunos do 6° ao 8° anos, sendo o foco desta pesquisa direcionada para o 7° ano, objetivando refletir sobre a importância de vivências como esta para a formação acadêmica dos licenciandos. O protagonismo juvenil é algo essencial para o desenvolvimento dos alunos, pois os capacita a assumirem responsabilidades e a contribuírem ativamente para a sociedade. Planejamento, elaboração, construção e apresentação de modelos didáticos relacionados à temática de inovações científicas e tecnológicas nas ciências da vida foram desenvolvidos pelos alunos do 7° ano, tendo auxílio do professor titular da escola e dos alunos integrantes do Lecbio. Ao todo estiveram envolvidos 184 alunos do 7° ano e 13 graduandos do Lecbio. Percebeu-se durante todo o processo que teve a duração de quase dois meses, a integração e participação dos alunos durante as reuniões de planejamento e construção que aconteceram nos horários de Ciências. Como culminância, houve apresentação para as famílias dos recursos elaborados e explicação das temáticas. Poder participar das etapas da Mostra de Conhecimento na escola, foi uma vivência ímpar, cheia de aprendizado e experiências, especialmente no que diz respeito ao relacionamento do aluno do ensino fundamental II." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10568_TB2554_27102024183707.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA NAILLANY COSTA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MAYRA CARDOSO" "autor_email" => "mayranaillany@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110696 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2554 "inscrito_id" => 10568 "titulo" => "MOSTRA DE CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Dentro dos cursos de licenciatura, práticas voltadas para atuação dos alunos nas escolas é fundamental, tanto em escolas públicas como privadas como forma de contribuir com a formação acadêmica dos graduandos. O Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo é um grupo de ensino, pesquisa e extensão, e frequentemente proporciona experiências voltadas para a atuação dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas em sala de aula por meio de metodologias ativas. O presente trabalho foi realizado nas duas unidades da escola Crescimento, instituição de ensino privada em São Luís - Maranhão, com alunos do ensino fundamental dos anos finais com os alunos do 6° ao 8° anos, sendo o foco desta pesquisa direcionada para o 7° ano, objetivando refletir sobre a importância de vivências como esta para a formação acadêmica dos licenciandos. O protagonismo juvenil é algo essencial para o desenvolvimento dos alunos, pois os capacita a assumirem responsabilidades e a contribuírem ativamente para a sociedade. Planejamento, elaboração, construção e apresentação de modelos didáticos relacionados à temática de inovações científicas e tecnológicas nas ciências da vida foram desenvolvidos pelos alunos do 7° ano, tendo auxílio do professor titular da escola e dos alunos integrantes do Lecbio. Ao todo estiveram envolvidos 184 alunos do 7° ano e 13 graduandos do Lecbio. Percebeu-se durante todo o processo que teve a duração de quase dois meses, a integração e participação dos alunos durante as reuniões de planejamento e construção que aconteceram nos horários de Ciências. Como culminância, houve apresentação para as famílias dos recursos elaborados e explicação das temáticas. Poder participar das etapas da Mostra de Conhecimento na escola, foi uma vivência ímpar, cheia de aprendizado e experiências, especialmente no que diz respeito ao relacionamento do aluno do ensino fundamental II." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10568_TB2554_27102024183707.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA NAILLANY COSTA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MAYRA CARDOSO" "autor_email" => "mayranaillany@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }