DO TRUPÉ À UMBIGADA - O SAMBA DE COCO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA UM ENSINO DECOLONIAL DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO INDÍGENA DE PERNAMBUCO
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Assim, voltado principalmente ao contexto do ensino médio das escolas públicas no estado de Pernambuco, este trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades arte-educativas dentro da matéria de sociologia, bem como analisar de maneira prática os currículos escolares que trazem o ritmo do Coco ou Samba de Coco como um recurso didático, conferido a essa manifestação cultural a necessária importância de seu papel enquanto agente de preservação e transposição da história e cultura afro indígena do estado, a fim de contribuir com o ensino dos saberes tradicionais a partir de uma perspectiva decolonial por meio de recursos histórico-culturais, contribuindo deste modo com a aplicabilidade da lei 11.645/2008 - posteriormente incrementada à lei 10.630/2003 - a qual garante a obrigatoriedade não somente do ensino da cultura afro-brasileira mas, também, da cultura indígena na grade curricular das escolas regulares." 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