APRENDIZAGENS E DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE: UM ESTUDO DE CASO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1237 "inscrito_id" => 7085 "titulo" => "APRENDIZAGENS E DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE: UM ESTUDO DE CASO." "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa que visa complementar a formação de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas e reflexivas no ambiente escolar. Essa modalidade de formação tem se destacado por sua importância no aprimoramento da prática docente e na preparação dos profissionais para os desafios da educação contemporânea. O PRP do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou-se em outubro de 2022 e tem duração de 18 meses. É constituído por uma docente orientadora, três preceptoras e quinze residentes. No intuito de investigar as aprendizagens e desafios vivenciados no PRP realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário online disponibilizado aos residentes e preceptoras. A pesquisa abordou diferentes aspectos da experiência no programa, incluindo os principais conhecimentos adquiridos, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados indicaram que os residentes destacaram a importância do contato direto com a realidade escolar para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, como o planejamento de aulas e a gestão de sala de aula. No entanto, também relataram dificuldades relacionadas à falta de experiência prévia e à necessidade de adaptação a contextos diversos. Por outro lado, os preceptores ressaltaram a oportunidade de troca de conhecimento e colaboração com os residentes, ao mesmo tempo que destacaram a importância do apoio institucional para a efetividade do programa. Em síntese, o PRP em Química atuante na FACEDI/UECE mostrou-se uma estratégia promissora para a formação de futuros educadores mais qualificados e comprometidos coma educação. No entanto, é necessário que haja um contínuo processo de avaliação e aprimoramento, levando em consideração as necessidades dos participantes e o contexto educacional em que estão inseridos. Investir nesse tipo de formação é essencial para o desenvolvimento integral dos licenciandos, o que reflete diretamente na construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7085_TB1237_29022024212138.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA NUNES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Andréia Nunes" "autor_email" => "andreia.sousa1@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1237 "inscrito_id" => 7085 "titulo" => "APRENDIZAGENS E DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA FACEDI/UECE: UM ESTUDO DE CASO." "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa que visa complementar a formação de estudantes de licenciatura, proporcionando experiências práticas e reflexivas no ambiente escolar. Essa modalidade de formação tem se destacado por sua importância no aprimoramento da prática docente e na preparação dos profissionais para os desafios da educação contemporânea. O PRP do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) iniciou-se em outubro de 2022 e tem duração de 18 meses. É constituído por uma docente orientadora, três preceptoras e quinze residentes. No intuito de investigar as aprendizagens e desafios vivenciados no PRP realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário online disponibilizado aos residentes e preceptoras. A pesquisa abordou diferentes aspectos da experiência no programa, incluindo os principais conhecimentos adquiridos, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados indicaram que os residentes destacaram a importância do contato direto com a realidade escolar para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, como o planejamento de aulas e a gestão de sala de aula. No entanto, também relataram dificuldades relacionadas à falta de experiência prévia e à necessidade de adaptação a contextos diversos. Por outro lado, os preceptores ressaltaram a oportunidade de troca de conhecimento e colaboração com os residentes, ao mesmo tempo que destacaram a importância do apoio institucional para a efetividade do programa. Em síntese, o PRP em Química atuante na FACEDI/UECE mostrou-se uma estratégia promissora para a formação de futuros educadores mais qualificados e comprometidos coma educação. No entanto, é necessário que haja um contínuo processo de avaliação e aprimoramento, levando em consideração as necessidades dos participantes e o contexto educacional em que estão inseridos. Investir nesse tipo de formação é essencial para o desenvolvimento integral dos licenciandos, o que reflete diretamente na construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7085_TB1237_29022024212138.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA NUNES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Andréia Nunes" "autor_email" => "andreia.sousa1@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }