O estágio docente supervisionado, presente nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996 - LDBN, é uma das exigências estabelecidas para os graduandos. A prática do estágio supervisionado representa uma ferramenta fundamental para a formação inicial dos estudantes, pois proporciona oportunidades de aplicar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante sua formação acadêmica, além de permitir que os futuros docentes desenvolvam saberes pedagógicos essenciais. Assim, o objetivo desse estudo consistiu em descrever as experiências vivenciadas por graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó e suas contribuições para a formação docente. No campo metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio de observações participantes durante o desenvolvimento do estágio docente em Ciências Biológicas, analisou-se os seguintes aspectos: relação estagiário x professor supervisor, importância do estágio para a formação docente e experiências vivenciadas. Nessa perspectiva, o convívio dos licenciandos com o futuro ambiente profissional, durante o estágio docente supervisionado, proporcionou-lhes experiências significativas à medida em que refletiram sobre a complexidade do ambiente educacional. Assim, a escola-campo de estágio permitiu-lhes associarem a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica ao proceder do trabalho docente. Por fim, constatou-se que as experiências vivenciadas no estágio docente supervisionado pelos graduandos em Biologia foram importantes para a formação docente, uma vez que contribuíram para a constituição do eu-profissional do futuro professor.