Os recursos didáticos desempenham um papel crucial no processo educacional, atuando como instrumentos complementares que facilitam a transformação de ideias em fatos e realidades tangíveis. No contexto do ensino de Ciências, a introdução de recursos didáticos diversificados é fundamental para aprimorar a aprendizagem dos alunos. Em particular, a utilização de abordagens práticas contribui significativamente para a compreensão de conceitos astronômicos, tornando-os mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes. A construção da maquete do sistema solar teve como objetivo central atrair a atenção dos alunos para os conteúdos ministrados em sala de aula. Este estudo foi desenvolvido no C.E.E.E.A Sesquicentenário nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, cujo o qual, investigou a relevância de introduzir materiais didáticos pedagógicos na sala de aula. A construção da maquete do sistema solar foi conduzida de maneira colaborativa, com as residentes fornecendo as estruturas pré preparadas aos alunos. Esses, por sua vez, desempenharam um papel ativo na montagem da maquete, sendo responsáveis por posicionar os planetas de acordo com sua compreensão e interpretação do sistema solar. A atividade de montagem da maquete do sistema solar destacou a importância de introduzir materiais didáticos pedagógicos na sala de aula, especialmente para fomentar o envolvimento dos alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos. A utilização de maquetes e outros recursos visuais enriquece o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e interativo, e proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem mais significativa e envolvente.