A alfabetização e sua sistematização são imprescindíveis para desenvolvimento cognitivo e educacional, destacando-a como base para o acesso à educação e participação social. Infelizmente a situação do nosso país é preocupante quanto aos baixos índices de habilidades em leitura e escrita esperadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Essa realidade ressalta a urgência de estratégias eficazes de alfabetização para reverter esse quadro. Nessa perspectiva, essa pesquisa busca refletir sobre a sistematização do processo de alfabetização, especificamente voltado para a aprendizagem da língua escrita na ortografia do Português Brasileiro e como a prática pedagógica auxilia o professor na construção e aplicação de estratégias em função da aquisição da língua escrita. Para isso, este trabalho contou com o auxílio da pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os estudos revelaram que os desafios da alfabetização no Brasil estão presentes desde os métodos iniciais até a influência de teorias contemporâneas. Aponta a “desmetodização” da escrita como um desafio significativo, resultando em falta de orientação metodológica. Destaca-se a necessidade e a urgência de estratégias eficazes de alfabetização diante dos altos índices de analfabetismo, reconhecendo a importância das práticas pedagógicas e ressaltando que o ciclo virtuoso iniciado pela valorização dos professores experientes, promoção de práticas pedagógicas eficazes e divulgação de estratégias contribuem, consideravelmente, para a qualidade da educação.