PRÁTICA DE MÁQUINAS SIMPLES E COMPLEXAS: UMA ABORDAGEM CONCRETA E ENGAJADORA PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111052 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3072 "inscrito_id" => 2932 "titulo" => "PRÁTICA DE MÁQUINAS SIMPLES E COMPLEXAS: UMA ABORDAGEM CONCRETA E ENGAJADORA PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O estudo de Máquinas Simples e Complexas nas aulas de Ciências, muitas vezes é desafiador e inacessível a realidade dos educandos, pensando em superar esse distanciamento e dificuldades, este trabalho objetivou realizar uma oficina com 35 estudantes do 7º ano de uma escola pública localizada na cidade de Penedo, Alagoas, com a finalidade de proporcionar uma compreensão prática e concreta dos conceitos vistos nas aulas teóricas. Durante a atividade, os estudantes tiveram a missão de criar os seus próprios modelos a partir de materiais reciclados, o que, além de aprenderem sobre as máquinas, também refletiram sobre a consciência ecológica. Os alunos foram divididos em grupos e receberam materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, cola, papel, tampas de garrafa e outros materiais acessíveis e fáceis de encontrar no dia a dia. Sob orientação docente, os grupos começaram a projetar e construir seus próprios modelos, conforme os tipos de máquinas vistos na aula, dentre os modelos selecionados, ressaltamos: cunha, alavanca, roldana, roda, plano inclinado e engrenagem. Durante o processo de construção, os alunos enfrentaram desafios práticos, como garantir a estabilidade e operacionalidade das estruturas. Ao final da oficina, cada grupo apresentou seu modelo para a turma e explicou o funcionamento das máquinas simples e complexas envolvidas no trabalho. Estas apresentações deram aos alunos a oportunidade de mostrar a sua compreensão dos conceitos ensinados e de promover a comunicação e a expressão oral. A experiência em sala de aula com uma oficina prática não só fortaleceu o conhecimento teórico dos alunos, mas também os envolveu ativamente no processo de ensino e aprendizagem, tornando-os protagonistas da prática e da criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2932_TB3072_27102024200603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA GREGÓRIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Rafaella Gregór" "autor_email" => "rafaela.gregorioo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111052 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3072 "inscrito_id" => 2932 "titulo" => "PRÁTICA DE MÁQUINAS SIMPLES E COMPLEXAS: UMA ABORDAGEM CONCRETA E ENGAJADORA PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O estudo de Máquinas Simples e Complexas nas aulas de Ciências, muitas vezes é desafiador e inacessível a realidade dos educandos, pensando em superar esse distanciamento e dificuldades, este trabalho objetivou realizar uma oficina com 35 estudantes do 7º ano de uma escola pública localizada na cidade de Penedo, Alagoas, com a finalidade de proporcionar uma compreensão prática e concreta dos conceitos vistos nas aulas teóricas. Durante a atividade, os estudantes tiveram a missão de criar os seus próprios modelos a partir de materiais reciclados, o que, além de aprenderem sobre as máquinas, também refletiram sobre a consciência ecológica. Os alunos foram divididos em grupos e receberam materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, cola, papel, tampas de garrafa e outros materiais acessíveis e fáceis de encontrar no dia a dia. Sob orientação docente, os grupos começaram a projetar e construir seus próprios modelos, conforme os tipos de máquinas vistos na aula, dentre os modelos selecionados, ressaltamos: cunha, alavanca, roldana, roda, plano inclinado e engrenagem. Durante o processo de construção, os alunos enfrentaram desafios práticos, como garantir a estabilidade e operacionalidade das estruturas. Ao final da oficina, cada grupo apresentou seu modelo para a turma e explicou o funcionamento das máquinas simples e complexas envolvidas no trabalho. Estas apresentações deram aos alunos a oportunidade de mostrar a sua compreensão dos conceitos ensinados e de promover a comunicação e a expressão oral. A experiência em sala de aula com uma oficina prática não só fortaleceu o conhecimento teórico dos alunos, mas também os envolveu ativamente no processo de ensino e aprendizagem, tornando-os protagonistas da prática e da criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2932_TB3072_27102024200603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA GREGÓRIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Rafaella Gregór" "autor_email" => "rafaela.gregorioo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }