O estudo de Máquinas Simples e Complexas nas aulas de Ciências, muitas vezes é desafiador e inacessível a realidade dos educandos, pensando em superar esse distanciamento e dificuldades, este trabalho objetivou realizar uma oficina com 35 estudantes do 7º ano de uma escola pública localizada na cidade de Penedo, Alagoas, com a finalidade de proporcionar uma compreensão prática e concreta dos conceitos vistos nas aulas teóricas. Durante a atividade, os estudantes tiveram a missão de criar os seus próprios modelos a partir de materiais reciclados, o que, além de aprenderem sobre as máquinas, também refletiram sobre a consciência ecológica. Os alunos foram divididos em grupos e receberam materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, cola, papel, tampas de garrafa e outros materiais acessíveis e fáceis de encontrar no dia a dia. Sob orientação docente, os grupos começaram a projetar e construir seus próprios modelos, conforme os tipos de máquinas vistos na aula, dentre os modelos selecionados, ressaltamos: cunha, alavanca, roldana, roda, plano inclinado e engrenagem. Durante o processo de construção, os alunos enfrentaram desafios práticos, como garantir a estabilidade e operacionalidade das estruturas. Ao final da oficina, cada grupo apresentou seu modelo para a turma e explicou o funcionamento das máquinas simples e complexas envolvidas no trabalho. Estas apresentações deram aos alunos a oportunidade de mostrar a sua compreensão dos conceitos ensinados e de promover a comunicação e a expressão oral. A experiência em sala de aula com uma oficina prática não só fortaleceu o conhecimento teórico dos alunos, mas também os envolveu ativamente no processo de ensino e aprendizagem, tornando-os protagonistas da prática e da criatividade.