Este estudo tem como objetivo investigar a interação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as oportunidades para a continuidade educacional visando o desenvolvimento de uma carreira profissional. Por meio de um estudo de caso detalhado, busca-se compreender as barreiras enfrentadas pelos alunos da EJA na busca por educação continuada e as implicações dessas dificuldades em suas trajetórias profissionais. Ademais, a continuidade educacional e a profissionalização dos alunos, visando sua inserção e progressão no mercado de trabalho. O referencial teórico-metodológico deste estudo é alicerçado em várias abordagens interdisciplinares como teorias de orientação profissional baseada nos conceitos da obra "Orientação Profissional: aprendendo a ser e a escolher" para compreender como o Teste Vocacional pode ajudar os alunos da EJA a tomarem decisões futuras sobre suas carreiras e trajetórias educacionais. Outrossim, a investigação das políticas existentes e suas falhas em proporcionar um suporte contínuo e adequado para os alunos da EJA, enfatizando a necessidade de políticas mais integradas. O foco é analisar como essas barreiras impactam a possibilidade de os alunos alcançarem melhores oportunidades no mercado de trabalho. Considerando as teorias de desenvolvimento humano para avaliar como a educação continuada pode impactar o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos. Os principais resultados do estudo revelam várias necessidades e desafios cruciais. Evidencia-se a urgência de políticas que não apenas garantam o acesso à EJA, mas também promovam a continuidade educacional e a profissionalização dos alunos. Destaca-se a importância de iniciativas que liguem efetivamente a educação ao mercado de trabalho. Isso inclui programas de estágios, parcerias com empresas, e cursos profissionalizantes que respondam às demandas do mercado. Assim proporcionará um ambiente mais favorável para que esses alunos possam não apenas concluir seus estudos, mas também se integrar de maneira eficaz e produtiva no mercado de trabalho.