Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METAIS EM CONTEXTO: UM ELO ENTRE QUÍMICA E MEDICINA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109219
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "METAIS EM CONTEXTO: UM ELO ENTRE QUÍMICA E MEDICINA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO"
    "resumo" => "O ensino de química demanda um esforço do professor para criar um ambiente de aprendizagem onde os conceitos teóricos e abstratos da disciplina sejam clara e corretamente relacionados aos fenômenos e materiais cotidianos. O conteúdo de tabela periódica, por exemplo, tem lugar na memória popular como um assunto predominantemente memorístico, enquanto há amplas possibilidades de abordá-lo de maneira significativa. Dessa forma, o presente artigo objetiva versar a respeito da utilização de metais em química medicinal e sua contribuição para a saúde humana, apresentando ainda fatores controversos de sua utilização. Propõe-se estabelecer um elo entre alguns elementos químicos mais conhecidos e suas relações com o cotidiano da sociedade, servindo como tema gerador para contextualização no ensino de Química e áreas correlatas. Nessa perspectiva, os metais de transição possuem grande usabilidade na área da saúde, que constitui um assunto atrativo e de caráter interdisciplinar para o ambiente de ensino, por se tratar de uma área potencialmente significativa dentro da realidade de professores e estudantes. Tal estudo firmou-se numa análise sobre a perspectiva Freiriana de Tema gerador concatenado a discussões da literatura a respeito da aplicação de metais nos campos da medicina. Nesse sentido, a pesquisa propõe uma análise particularizada de quatro (4) metais de transição do bloco "d" da tabela periódica, a saber: Vanádio (V), Cobalto (Co), Prata (Ag) e Mercúrio (Hg). Tais elementos possuem vasta importância tecnológica e serão apresentados com a perspectiva de despertar o interesse do educando pela Química e sua percepção de que essa ciência está onipresente em situações da vida diária. Desta forma, espera-se que este estudo sirva de apoio para educadores da disciplina de química e áreas correlatas para um ensino contextualizado e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2023_TB510_16102024131501.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTO HIGINO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO MEDEIROS"
    "autor_email" => "vittormede04@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109219
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "METAIS EM CONTEXTO: UM ELO ENTRE QUÍMICA E MEDICINA COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO"
    "resumo" => "O ensino de química demanda um esforço do professor para criar um ambiente de aprendizagem onde os conceitos teóricos e abstratos da disciplina sejam clara e corretamente relacionados aos fenômenos e materiais cotidianos. O conteúdo de tabela periódica, por exemplo, tem lugar na memória popular como um assunto predominantemente memorístico, enquanto há amplas possibilidades de abordá-lo de maneira significativa. Dessa forma, o presente artigo objetiva versar a respeito da utilização de metais em química medicinal e sua contribuição para a saúde humana, apresentando ainda fatores controversos de sua utilização. Propõe-se estabelecer um elo entre alguns elementos químicos mais conhecidos e suas relações com o cotidiano da sociedade, servindo como tema gerador para contextualização no ensino de Química e áreas correlatas. Nessa perspectiva, os metais de transição possuem grande usabilidade na área da saúde, que constitui um assunto atrativo e de caráter interdisciplinar para o ambiente de ensino, por se tratar de uma área potencialmente significativa dentro da realidade de professores e estudantes. Tal estudo firmou-se numa análise sobre a perspectiva Freiriana de Tema gerador concatenado a discussões da literatura a respeito da aplicação de metais nos campos da medicina. Nesse sentido, a pesquisa propõe uma análise particularizada de quatro (4) metais de transição do bloco "d" da tabela periódica, a saber: Vanádio (V), Cobalto (Co), Prata (Ag) e Mercúrio (Hg). Tais elementos possuem vasta importância tecnológica e serão apresentados com a perspectiva de despertar o interesse do educando pela Química e sua percepção de que essa ciência está onipresente em situações da vida diária. Desta forma, espera-se que este estudo sirva de apoio para educadores da disciplina de química e áreas correlatas para um ensino contextualizado e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2023_TB510_16102024131501.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTO HIGINO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO MEDEIROS"
    "autor_email" => "vittormede04@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de química demanda um esforço do professor para criar um ambiente de aprendizagem onde os conceitos teóricos e abstratos da disciplina sejam clara e corretamente relacionados aos fenômenos e materiais cotidianos. O conteúdo de tabela periódica, por exemplo, tem lugar na memória popular como um assunto predominantemente memorístico, enquanto há amplas possibilidades de abordá-lo de maneira significativa. Dessa forma, o presente artigo objetiva versar a respeito da utilização de metais em química medicinal e sua contribuição para a saúde humana, apresentando ainda fatores controversos de sua utilização. Propõe-se estabelecer um elo entre alguns elementos químicos mais conhecidos e suas relações com o cotidiano da sociedade, servindo como tema gerador para contextualização no ensino de Química e áreas correlatas. Nessa perspectiva, os metais de transição possuem grande usabilidade na área da saúde, que constitui um assunto atrativo e de caráter interdisciplinar para o ambiente de ensino, por se tratar de uma área potencialmente significativa dentro da realidade de professores e estudantes. Tal estudo firmou-se numa análise sobre a perspectiva Freiriana de Tema gerador concatenado a discussões da literatura a respeito da aplicação de metais nos campos da medicina. Nesse sentido, a pesquisa propõe uma análise particularizada de quatro (4) metais de transição do bloco "d" da tabela periódica, a saber: Vanádio (V), Cobalto (Co), Prata (Ag) e Mercúrio (Hg). Tais elementos possuem vasta importância tecnológica e serão apresentados com a perspectiva de despertar o interesse do educando pela Química e sua percepção de que essa ciência está onipresente em situações da vida diária. Desta forma, espera-se que este estudo sirva de apoio para educadores da disciplina de química e áreas correlatas para um ensino contextualizado e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.