O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições dos estudos de Irandé Antunes para o ensino de leitura nas aulas de língua portuguesa no Brasil. As reflexões desenvolvidas por Antunes trouxeram várias mudanças significativas nos paradigmas tradicionais de ensino de língua portuguesa no Brasil, outrora, decorrente da valorização da gramática normativa em detrimento da leitura e da oralidade. A realidade do contexto educacional brasileiro tem evidenciado, nos últimos anos, um desinteresse pela leitura, uma vez que diversos fatores corroboram para esse fato. Entretanto, para os fins a qual se propõe esta pesquisa, abordar-se-á apenas um fator: o não desenvolvimento de práticas de leitura por uma parcela dos professores brasileiros. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como uma revisão de literatura das obras de Irandé Antunes e em produções realizadas nos últimos 10 anos (2013-2023), em publicações científicas nacionais nas bases de dados Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC), utilizando dois grupos de descritores: 1) Leitura, ensino de língua portuguesa, Irandé Antunes e 2) Leitura, Aula de português, Irandé Antunes. Foram encontrados 05 trabalhos no banco de Periódicos Capes e 0 trabalho no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, que apontam para as contribuições de Irandé Antunes na maneira de trabalhar a prática da leitura nas aulas de língua portuguesa. Logo, as reflexões de Antunes oferecem respaldo teórico e prático para trabalhar leitura em sala de aula, enquanto ferramenta do desenvolvimento crítico.