O artigo discute a formação inicial e continuada dos professores através de análise sobre os documentos oficiais com enfoque nas metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024, à luz de autores que tratam sobre o tema. Partiu-se da necessidade de perceber os avanços na formação de professores da educação básica na última década. O estudo trata-se de uma análise documental dos relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024, bem como a BNC-Formação e a LDB 9394/96. De acordo com a pesquisa, até o ano de 2022, 47,4% dos professores da Educação Básica no Brasil eram pós-graduados, apresentando uma variação, a partir de 2013, de 17,2 %. Quanto ao percentual de professores da educação básica que realizaram cursos formação continuada, a meta para o final do plano é de 100%, no entanto, o percentual em 2022 era de apenas 40,9%, o que permite a inferência de que o objetivo não será alcançado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se a necessidade de consolidar estratégias mais eficazes que culminem no investimento e na valorização dos professores através do seu aperfeiçoamento profissional, criando condições mais propícias ao atingimento das metas e a consequente melhoria da qualidade do ensino ofertado aos estudantes.