VAMOS LER O MUNDO? (RE) FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111704 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4025 "inscrito_id" => 13040 "titulo" => "VAMOS LER O MUNDO? (RE) FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência, resultante do projeto de extensão intitulado "Vamos ler o mundo? (Re) Formação de leitores literários", da Universidade Regional do Cariri (URCA). O projeto, desde seu início teve como um de seus principais objetivos desenvolver em jovens leitores o gosto pela leitura literária. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que a literatura pode ser uma ferramenta de transformação social. É nesse sentido que o projeto foi desenvolvido, no intuito de amenizar os prejuízos que jovens e crianças assistidas pela ONG Conselho de Pais de Campos Sales demonstravam. A ONG, parceira da ação, nos auxiliou de muitas formas, não só disponibilizando o espaço adequado para a realização das atividades, desenvolvidas semanalmente, em sua biblioteca comunitária, como também ofertou seu acervo literário e auxilio de monitores sociais. Assim, o clube de leitura se consolidou como uma das principais atividades pedagógicas desenvolvidas no Conselho de Pais. Assim, amparados nessas circunstâncias, temos como um dos principais resultados do projeto o desenvolvimento da confiança ao expressar e assumir protagonismo por parte dos participantes, bem como o melhoramento na leitura e compreensão dos textos. Em resumo, às crianças e jovens alcançados pela ação demonstram vivacidade quando entram em contato com algum livro, e revelam prazer nas discussões propostas. Esses resultados nos mantêm ligadas ao projeto, nos incentivando a procurar formas e meios de oferecer e mediar a leitura literária e desenvolver nessas crianças e jovens uma capacidade leitora mais eficiente. Para tanto, buscamos estar atualizadas ao referencial teórico atual que discute a problemática da mediação literária, bem como ajustar tais métodos e teorias à realidade da ONG e das crianças, na certeza da importância que esse trabalho tem na formação humana desses sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13040_TB4025_28052024075736.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CAROLINA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAROLINA LIMA" "autor_email" => "carolina.silva@urca.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111704 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4025 "inscrito_id" => 13040 "titulo" => "VAMOS LER O MUNDO? (RE) FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência, resultante do projeto de extensão intitulado "Vamos ler o mundo? (Re) Formação de leitores literários", da Universidade Regional do Cariri (URCA). O projeto, desde seu início teve como um de seus principais objetivos desenvolver em jovens leitores o gosto pela leitura literária. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que a literatura pode ser uma ferramenta de transformação social. É nesse sentido que o projeto foi desenvolvido, no intuito de amenizar os prejuízos que jovens e crianças assistidas pela ONG Conselho de Pais de Campos Sales demonstravam. A ONG, parceira da ação, nos auxiliou de muitas formas, não só disponibilizando o espaço adequado para a realização das atividades, desenvolvidas semanalmente, em sua biblioteca comunitária, como também ofertou seu acervo literário e auxilio de monitores sociais. Assim, o clube de leitura se consolidou como uma das principais atividades pedagógicas desenvolvidas no Conselho de Pais. Assim, amparados nessas circunstâncias, temos como um dos principais resultados do projeto o desenvolvimento da confiança ao expressar e assumir protagonismo por parte dos participantes, bem como o melhoramento na leitura e compreensão dos textos. Em resumo, às crianças e jovens alcançados pela ação demonstram vivacidade quando entram em contato com algum livro, e revelam prazer nas discussões propostas. Esses resultados nos mantêm ligadas ao projeto, nos incentivando a procurar formas e meios de oferecer e mediar a leitura literária e desenvolver nessas crianças e jovens uma capacidade leitora mais eficiente. Para tanto, buscamos estar atualizadas ao referencial teórico atual que discute a problemática da mediação literária, bem como ajustar tais métodos e teorias à realidade da ONG e das crianças, na certeza da importância que esse trabalho tem na formação humana desses sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13040_TB4025_28052024075736.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CAROLINA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAROLINA LIMA" "autor_email" => "carolina.silva@urca.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }