O papel da música na educação infantil vai além de simplesmente entreter as crianças. A música contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia na percepção sonora e até mesmo na alfabetização infantil. Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição do ensino de música para crianças com transtornos na Educação Infantil. O trabalho apresenta aspectos históricos e sociais da Educação Infantil relacionados à inclusão, investiga como se dá a construção do conhecimento musical nessa fase e explora as concepções dos professores sobre a música na inclusão de crianças com transtornos. Realizou-se um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, destacando autores como Mazzotta (2006), Olivier (2011), Oliveira (2019), entre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas com professoras atuantes na Educação Infantil em uma escola da rede municipal. Os resultados indicaram a necessidade de um diagnóstico preciso do aluno com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) para que o professor possa utilizar estratégias adequadas ao seu desenvolvimento. Conclui-se que o ensino de música permite novas formas de envolver o aluno com TOD nas atividades em sala de aula. Esse envolvimento é potencializado quando associado a fatores como formação continuada específica para a musicalização e a presença de um profissional de música na escola. Esses elementos proporcionam uma educação de qualidade, estimulando o desenvolvimento emocional e social e facilitando o processo de aprendizagem dos alunos com transtornos.