DIFICULDADES DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DURANTE UMA OFERTA DE CONSULTORIA COLABORATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111790 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4160 "inscrito_id" => 12933 "titulo" => "DIFICULDADES DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DURANTE UMA OFERTA DE CONSULTORIA COLABORATIVA" "resumo" => "A consultoria colaborativa, baseada em Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), ofertada a professores da classe comum, por especialistas, tais como os psicólogos, é uma estratégia que visa garantir currículos universais mais acessíveis a todos os alunos, contribuindo simultaneamente para a formação continuada deles. Este estudo buscou descrever as principais dificuldades para o desenvolvimento de conteúdos trabalhados durante uma oferta de consultoria colaborativa, conduzida durante a pandemia. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a pesquisa-ação, participante e colaborativa. As professoras lecionavam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo e tinham, em suas turmas, alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ou que estavam em processo de diagnóstico. A intervenção em consultoria colaborativa, ocorreu ao longo de 20 semanas. Ao final da intervenção, as duas professoras responderam a uma entrevista de devolutiva que foi gravada e transcrita. Os dados da entrevista de devolutiva foram organizados de acordo com as categorias temáticas que emergiram. Para o presente estudo, foi realizado um recorte sobre a influência da pandemia na execução da pesquisa foi realizado. Os principais resultados apontados pelas professoras referem-se à impossibilidade de interação entre os alunos para o desenvolvimento de trabalhos em grupos e de tutoria, à privação de utilização dos diferentes espaços da escola e aos prejuízos socioemocionais sofridos pelos alunos. Portanto, os anos pós-pandemia devem avaliar não somente as habilidades do currículo, mas também aos prejuízos obtidos durante o período." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12933_TB4160_07102024142553.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA ELIDIA MESSIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Camila Messias" "autor_email" => "camila.messias@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111790 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4160 "inscrito_id" => 12933 "titulo" => "DIFICULDADES DA PANDEMIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DURANTE UMA OFERTA DE CONSULTORIA COLABORATIVA" "resumo" => "A consultoria colaborativa, baseada em Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), ofertada a professores da classe comum, por especialistas, tais como os psicólogos, é uma estratégia que visa garantir currículos universais mais acessíveis a todos os alunos, contribuindo simultaneamente para a formação continuada deles. Este estudo buscou descrever as principais dificuldades para o desenvolvimento de conteúdos trabalhados durante uma oferta de consultoria colaborativa, conduzida durante a pandemia. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a pesquisa-ação, participante e colaborativa. As professoras lecionavam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo e tinham, em suas turmas, alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ou que estavam em processo de diagnóstico. A intervenção em consultoria colaborativa, ocorreu ao longo de 20 semanas. Ao final da intervenção, as duas professoras responderam a uma entrevista de devolutiva que foi gravada e transcrita. Os dados da entrevista de devolutiva foram organizados de acordo com as categorias temáticas que emergiram. Para o presente estudo, foi realizado um recorte sobre a influência da pandemia na execução da pesquisa foi realizado. Os principais resultados apontados pelas professoras referem-se à impossibilidade de interação entre os alunos para o desenvolvimento de trabalhos em grupos e de tutoria, à privação de utilização dos diferentes espaços da escola e aos prejuízos socioemocionais sofridos pelos alunos. Portanto, os anos pós-pandemia devem avaliar não somente as habilidades do currículo, mas também aos prejuízos obtidos durante o período." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12933_TB4160_07102024142553.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA ELIDIA MESSIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Camila Messias" "autor_email" => "camila.messias@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }