PASSEIOS ENTRE DOCUMENTOS, TEORIAS, E INDAGAÇÕES DE UM PROJETO DE PESQUISA: “O QUE REVELAM OS REGISTROS DAS PROFESSORAS A RESPEITO DOS FAZERES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114892 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8592 "inscrito_id" => 19541 "titulo" => "PASSEIOS ENTRE DOCUMENTOS, TEORIAS, E INDAGAÇÕES DE UM PROJETO DE PESQUISA: “O QUE REVELAM OS REGISTROS DAS PROFESSORAS A RESPEITO DOS FAZERES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?”" "resumo" => "Este artigo é destinado à apresentação no Congresso Nacional de Educação – CONEDU e está relacionado ao projeto de pesquisa em fase inicial no Mestrado em Educação pela UFR. Pretendemos articular teorias e documentos ao projeto intitulado "O que revelam os registros das professoras sobre as ações das crianças na Educação Infantil?". Realizaremos uma análise teórica para fundamentar as questões-problema que guiarão a pesquisa, explorando a intencionalidade e a função do registro na Educação Infantil. Investigaremos as ações decorrentes dos registros na Educação Infantil e se o planejamento dos professores contempla essa análise. O projeto visa revelar a concepção de registro das professoras, abordando a qualidade, frequência e visibilidade dos registros. Nesse sentido, nosso objetivo geral é: analisar as possibilidades relacionadas à utilização de práticas de registro e documentação na Educação Infantil, a concepção, a intencionalidade e a funcionalidade do uso do registro da criança feito pelas professoras. Os objetivos específicos foram: (I) Identificar prática de registro e documentação como parte da cultura organizacional das Unidades de Educação Infantil; (II) Compreender o que se deriva desses registros, a qualidade e a frequência com que ocorrem e sua visibilidade na documentação pedagógica, entre outros. Este exame minucioso não apenas enfatiza a importância da documentação como ferramenta pedagógica, mas também realça a criança como um ser culturalmente rico e historicamente constituído, cujas experiências são decisivas para um planejamento educacional bem-sucedido e inclusivo. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa e empírica, incluindo análise de documentos, teorias e pesquisa bibliográfica para fundamentar os resultados. Principais autores como Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008), Libâneo (2022), Gadotti (2003) e Candau (2005) serão referenciados. Essa análise minuciosa destaca a documentação como ferramenta pedagógica essencial e enfatiza a criança como um ser culturalmente rico, sendo suas experiências fundamentais para o planejamento educacional inclusivo e bem-sucedido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19541_TB8592_11102024111845.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniasheming@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114892 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8592 "inscrito_id" => 19541 "titulo" => "PASSEIOS ENTRE DOCUMENTOS, TEORIAS, E INDAGAÇÕES DE UM PROJETO DE PESQUISA: “O QUE REVELAM OS REGISTROS DAS PROFESSORAS A RESPEITO DOS FAZERES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?”" "resumo" => "Este artigo é destinado à apresentação no Congresso Nacional de Educação – CONEDU e está relacionado ao projeto de pesquisa em fase inicial no Mestrado em Educação pela UFR. Pretendemos articular teorias e documentos ao projeto intitulado "O que revelam os registros das professoras sobre as ações das crianças na Educação Infantil?". Realizaremos uma análise teórica para fundamentar as questões-problema que guiarão a pesquisa, explorando a intencionalidade e a função do registro na Educação Infantil. Investigaremos as ações decorrentes dos registros na Educação Infantil e se o planejamento dos professores contempla essa análise. O projeto visa revelar a concepção de registro das professoras, abordando a qualidade, frequência e visibilidade dos registros. Nesse sentido, nosso objetivo geral é: analisar as possibilidades relacionadas à utilização de práticas de registro e documentação na Educação Infantil, a concepção, a intencionalidade e a funcionalidade do uso do registro da criança feito pelas professoras. Os objetivos específicos foram: (I) Identificar prática de registro e documentação como parte da cultura organizacional das Unidades de Educação Infantil; (II) Compreender o que se deriva desses registros, a qualidade e a frequência com que ocorrem e sua visibilidade na documentação pedagógica, entre outros. Este exame minucioso não apenas enfatiza a importância da documentação como ferramenta pedagógica, mas também realça a criança como um ser culturalmente rico e historicamente constituído, cujas experiências são decisivas para um planejamento educacional bem-sucedido e inclusivo. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa e empírica, incluindo análise de documentos, teorias e pesquisa bibliográfica para fundamentar os resultados. Principais autores como Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008), Libâneo (2022), Gadotti (2003) e Candau (2005) serão referenciados. Essa análise minuciosa destaca a documentação como ferramenta pedagógica essencial e enfatiza a criança como um ser culturalmente rico, sendo suas experiências fundamentais para o planejamento educacional inclusivo e bem-sucedido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19541_TB8592_11102024111845.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniasheming@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }