Este artigo é destinado à apresentação no Congresso Nacional de Educação – CONEDU e está relacionado ao projeto de pesquisa em fase inicial no Mestrado em Educação pela UFR. Pretendemos articular teorias e documentos ao projeto intitulado "O que revelam os registros das professoras sobre as ações das crianças na Educação Infantil?". Realizaremos uma análise teórica para fundamentar as questões-problema que guiarão a pesquisa, explorando a intencionalidade e a função do registro na Educação Infantil. Investigaremos as ações decorrentes dos registros na Educação Infantil e se o planejamento dos professores contempla essa análise. O projeto visa revelar a concepção de registro das professoras, abordando a qualidade, frequência e visibilidade dos registros. Nesse sentido, nosso objetivo geral é: analisar as possibilidades relacionadas à utilização de práticas de registro e documentação na Educação Infantil, a concepção, a intencionalidade e a funcionalidade do uso do registro da criança feito pelas professoras. Os objetivos específicos foram: (I) Identificar prática de registro e documentação como parte da cultura organizacional das Unidades de Educação Infantil; (II) Compreender o que se deriva desses registros, a qualidade e a frequência com que ocorrem e sua visibilidade na documentação pedagógica, entre outros. Este exame minucioso não apenas enfatiza a importância da documentação como ferramenta pedagógica, mas também realça a criança como um ser culturalmente rico e historicamente constituído, cujas experiências são decisivas para um planejamento educacional bem-sucedido e inclusivo. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa e empírica, incluindo análise de documentos, teorias e pesquisa bibliográfica para fundamentar os resultados. Principais autores como Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008), Libâneo (2022), Gadotti (2003) e Candau (2005) serão referenciados. Essa análise minuciosa destaca a documentação como ferramenta pedagógica essencial e enfatiza a criança como um ser culturalmente rico, sendo suas experiências fundamentais para o planejamento educacional inclusivo e bem-sucedido.